Cultura

Caxias do Sul recebe o Fórum Gaúcho de Arte Capoeira

Com o tema Passado, Presente e Futuro, o Fórum Gaúcho de Arte Capoeira vai reunir profissionais e público do gênero de sexta (11/11) a domingo (13/11), em Caxias do Sul. As atividades vão de aulas práticas a debates sobre a arte da capoeira, com experiências, relatos e encontros com mestres e contramestres de diferentes lugares, incluindo nomes atuantes na cena local.

A programação começa na sexta-feira, no Salão Paroquial Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro, com uma mesa redonda com o Mestre Burguês, nome que é referência na área no Brasil, tendo fomentado a criação de diversos grupos de capoeira, inclusive em  Caxias do Sul, sendo o editor do livro “Cânticos de Capoeira”. Depois dessa atividade, rola uma roda de capoeira.

Para o sábado, o Fórum concentra suas atividades no Sindicato da Construção Civil, no bairro De Lazzer. Ali serão realizadas uma vivência sobre mobilidade corporal com o Mestre Carson e uma mesa redonda com os mestres Paulo Lima, Jé, Carson, Peixinho Moreno, Burguês e Didie, além dos Contramestres Tocha e Billy , fechando a manhã com uma roda de capoeira. À tarde, tem vivência de Samba de Roda com as formandas Maite e Prinsicla, além de vivências com a Mestra Didi e o Mestre Jé, e a tradicional Roda de Capoeira. Já no domingo pela manhã é dia de ocupar o Parque dos Macaquinhos com aulão com o Contramestre Tocha e roda de capoeria de fechamento dos trabalhos.

Realizado pela segunda vez no Estado do Rio Grande do Sul, o Fórum Gaúcho de Arte Capoeira reafirma a importância dessa linguagem artística reconhecida como patrimônio imaterial da cultura brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo a 14ª expressão artística do país a ser registrada pelo referido órgão. Por ser assim tão eclética e contar com tanta musicalidade e diversidade de movimentos, a capoeira carrega em si o poder de romper barreiras cul turais e se tornar um movimento universal que atrai adeptos e simpatizantes de todas as idades.

Com produção cultural de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural, direção artística de Santiago Nieto, do Grupo Muzenza de Capoeira, este projeto conta com o financiamento da SEDAC-RS através do FAC Expressões Culturais.

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

3 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

20 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

21 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

22 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

22 horas ago