Cultura

Caxias do Sul recebe a exposição ‘Tramoia’ da artista Julia Pema

A Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul convida para a abertura da exposição da artista visual Julia Pema, que conta visitação guiada de abertura com a participação do curador Renan Soares, no dia 01 de setembro, às 19h, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Julia Pema é mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal de Pelotas e atualmente é licenciada em Artes Visuais no IFSul. Na exposição “Tramoia”, a artista apresenta um recorte de sua produção propondo uma reflexão a partir do contexto social e histórico de quem trabalha com a costura de maneira artesanal, uma atividade que está historicamente atrelada a autonomia e a independência financeira das mulheres e ao processo de resistência e ancestralidade através dessa prática cotidiana. É realizado uma observação sobre o gesto em si, e os corpos que os executam, o que está implicado na linguagem, nos materiais e nos modos de pensar, na costura e no bordado, dentro e fora da arte.

A visita guiada com a artista e com o curador Renan Soares, que acontece na abertura da exposição, aborda um diálogo sobre questões que permeiam a exposição e o processo de elaboração, desde a escolha dos trabalhos, a construção conceitual até a expografia. Tanto artista como curador movidos por afetos e lembranças em relação a prática da costura e bordado, trazem uma forte expressão da arte têxtil que circulam tanto pelas práticas mais comuns como o bordado, mas também se expandem através da fotografia, do videoarte e da escultura.

No dia 02 de setembro, às 15h, acontece a oficina “Costura e fofoca”, que é a ativação do trabalho Sala de Estar/Oficina de Costura, que ensina técnicas básicas de bordado e costura para os participantes enquanto acontece um bate-papo sobre a exposição, relações de arte e costura, abordando algumas referências como Rosana Paulino e outras reflexões que surgirem durante a ação. A oficina é gratuita e os interessados devem se inscrever através da UAV DIGITAL: https://sites.google.com/view/uavdigital até o dia 01 de setembro.

A exposição fica em cartaz até o dia 01 de outubro e possui classificação indicativa livre. A visitação é gratuita e pode acontecer nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Ordovás, localizado na rua Luiz Antunes, 312, no Bairro Panazzolo.

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

3 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

20 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

21 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

22 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

22 horas ago