Foto: Obra de Walter Karwatzki/Divulgão
A Galeria Municipal de Artes Gerd Bornheim de Caxias do Sul recebe a exposição “O Sertão Nosso de Cada Dia”, do fotógrafo mineiro Walter Karwatzki. A partir da próxima sexta-feira, dia 9 de maio, o público poderá visitar a mostra, que apresenta um olhar sensível e poético sobre os sertões nordestinos. Com curadoria de Laura Ribero Ruedo, a exposição é composta por 30 imagens em preto e branco e um vídeo, e segue em cartaz até 31 de maio de 2025.
Resultado de incursões realizadas entre 2014 e 2024 pelos sertões de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, nas proximidades do leito do rio São Francisco, a exposição convida o visitante a uma travessia visual pela vastidão dessas terras. Ainda que o elemento humano não apareça diretamente nas imagens, ele está presente de forma simbólica, fundido à paisagem em formas como mandacaru, caroá, catingueira e barriguda — vegetações típicas da região.
Inspirada na obra “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, a exposição resgata o sertão como um espaço sem limites fixos, “sem lugar”, como escreveu o autor mineiro. Karwatzki traduz essa imensidão com registros que destacam a magnitude geográfica do sertão, onde as planícies se estendem até encontrarem as serras — que se erguem como ondas de um grande mar de terras. Nesse cenário, o sertão é metáfora de existência, e sua travessia, uma jornada pela própria vida.
A exposição estará aberta para visitação gratuita de 9 a 31 de maio de 2025, com horários de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. A classificação indicativa é livre.
Clássico cult e dois documentários brasileiros estão na programação. A Sala de Cinema Ulysses Geremia…
A premiação dos destaques irá coroar o sucesso do retorno do Carnaval de Rua de…
Uma safra excelente em quantidade e qualidade. É assim que o setor vitivinícola vem definindo…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre os níveis de autismo. Muito se…
Hoje é o Dia Nacional da MatemáticaA santa do dia é Santa Benedita de Roma.…
Símbolo máximo da sustentação dos imigrantes nas novas terras, a fé que os moveu diante dos…