Cultura

Caxias do Sul recebe a exposição ‘Nó, Joias da Imigração II’ de Cesar Cony

O hall inferior do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul recebe a partir do dia 6 de agosto a exposição Nó, Joias da Imigração II, do joalheiro e escultor Cesar Cony. A abertura ocorre a partir das 19h30min, para convidados, e a mostra segue para visitação pública até 16 de agosto.

Em sua segunda edição, o projeto apresenta uma série de esculturas que têm como suporte os nós de pinho, galhos embutidos nos pinheiros típicos da Serra Gaúcha. O artista realiza uma intervenção escultórica nesses objetos utilizando metais, pedras preciosas e cristais. O diálogo estabelecido entre a escultura e a joalheria eleva-os à condição de obra de arte, promovendo, dessa forma, uma interface entre as artes visuais e o patrimônio.

“Esses segmentos da araucária, utilizados tanto para aquecimento e produção de energia quanto para a confecção de objetos de artesanato pelos imigrantes italianos, estão cada vez mais escassos na natureza. Nesse sentido, são o ponto de partida para a produção de esculturas que contam uma história”, argumenta o escultor.

Cony, já conhecido professor de cursos de extensão da UCS sobre joalheria autoral, diz que a proposta da exposição está alicerçada em uma das suas atuais linhas de pesquisa, que se utiliza de elementos e objetos empregados pelos descendentes dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul (RS), especialmente os que colonizaram a Encosta Superior do Nordeste. Com as peças, o artista pretende estimular o desenvolvimento das artes e da cultura na região e contribuir para a preservação da memória da cultura italiana no Estado. A mostra foi contemplada pelo edital Pracultura, da Prefeitura Municipal de Antônio Prado.

Sobre o artista
O joalheiro e escultor porto-alegrense Cesar Cony é um dos precursores da joalheria autoral no Estado e um dos fundadores do Brique da Redenção, em Porto Alegre. Em 1995, criou a Escola Gaúcha de Joalheria, primeira com foco na formação integral dos alunos. Há mais de quatro décadas dedica-se à produção, pesquisa e ensino da joalheria autoral. Desde 2022, ministra o curso Joalheria Autoral no Campus 8 da UCS – a quarta edição inicia dia 4 de setembro. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site ucs.br.

Serviço
O quê: Exposição Nó, Joias da Imigração II, de Cesar Cony
Quando: de 7 a 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Onde: Hall inferior do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (RS 122, Km 69)
Quanto: entrada franca
*Visitas em grupo devem ser agendadas pelo telefone (54) 3289.9000

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

1 hora ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

2 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

19 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

20 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

21 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

21 horas ago