Cultura

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio.

A Unidade de Dança de Caxias do Sul realizará um evento em comemoração ao Dia Internacional da Dança, no período de 25 de abril a 4 de maio de 2025. Toda a comunidade é convidada a prestigiar a programação da Semana Municipal da Dança 2025, que contará com apresentações de diversos grupos, escolas e artistas do segmento da dança de Caxias do Sul e região. As oficinas e apresentações ocorrerão entre 25 de abril e 4 de maio no Teatro Municipal Pedro Parenti, no Centro de Cultura Ordovás e no Teatro do Sesc Caxias. O objetivo é promover um encontro entre os profissionais locais responsáveis por fomentar a dança enquanto linguagem artística, fonte de renda e promotora de educação.

Instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982, o dia 29 de abril ficou reconhecido como o Dia Internacional da Dança pela importância desta na construção sociocultural, e também para incentivar governos de todo o mundo a apoiarem o ensino da dança enquanto uma das mais antigas expressões artísticas da humanidade. Tal data foi escolhida por tratar-se do dia de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810) autor das famosas “Cartas sobre Dança”, como forma de homenageá-lo, este que é considerado um dos criadores do balé moderno.

A Unidade de Dança da SMC Caxias do Sul, traz o espetáculo “Aféfé Sisé” do Jinca Núcleo de Investigação Afro (POA/RS). A apresentação terá entrada franca e ocorrerá no dia 26 de abril às 20h na Sala de Teatro Profº Valentim Lazzarotto, abrindo programação da Semana da Dança de 2025. Ainda na abertura da programação da Semana da Dança será apresentado o espetáculo “CorpoSamba” às 18h no Centro de Cultura Ordovás, ambos os espetáculos terão entrada franca.

O evento ainda oferece uma oficina de danças afro com Luziana Oliveira, diretora artística do Jinca Núcleo de Investigações Afro de POA. A oficina será gratuita e acontecerá no dia 25 de abril das 10h às 13h na sede da Cia. Municipal de Dança, localizada no Centro de Cultura Ordovás.

Conforme comenta Paula Giusto, coordenadora da Unidade de Dança da SMC, a programação do evento trata de celebrar uma data de suma importância para a classe artística ao redor do mundo, e vem com o objetivo de mostrar para a comunidade caxiense que o setor da dança local é amplo e atuante, mobilizando e fomentando de forma significativa a produção artística em dança.

Os ingressos estarão à venda no valor promocional de R$15,00 na Casa da Cultura, Unidade de Dança da SMC e também com os grupos participantes. Para os espetáculos com entrada gratuita os ingressos poderão ser retirados gratuitamente na Unidade de Dança localizada no Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312 – Panazzolo) de segunda a sexta entre 9h e 16h30.

A Semana da Dança conta com realização da Unidade de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e apoio cultural de Sesc Caxias do Sul.

Confira a programação completa da Semana da Dança:

25/04 SEXTA

Oficina de Dançares Afro – Jinca Núcleo Afro (POA)

Horário: Das 10h às 13h

Vagas: 25 vagas

Local: Sala da Cia. Municipal de Dança – Centro de Cultura Ordovás

Atividade gratuita. Os interessados deverão se inscrever através do formulário disponível no link https://forms.gle/dTahXW7dMpGGit9y7 

Oficina Dançares Afro: Sobre o corpo que pulsa.

A oficina dançares Afro propõe percursos sobre alguns princípios da dança afro-brasileira e seus efeitos para o movimento a partir de suas técnicas e poéticas. Neste encontro volta-se a atenção para a relação corpo tambor. Enraizamento, verticalidade afro, movimentação dos pés, conexão cabeça –cauda e simbolismo da cosmo -percepção afro- brasileira para uma prática do movimento em dança cênica. Na oficina vivenciaremos exercícios de sensibilização corporal, uma célula coreográfica em Dança Afro e jogos de improvisação a partir da relação corporal tambor. A oficina é acompanhada de percussão ao vivo.

Público Alvo: Interessados em dança partir de 15 anos.

Necessária experiência prévia em algum tipo de dança. Trazer roupas confortáveis.

26/04 SÁBADO – Abertura Oficial Semana da Dança 2025

Espetáculo CorpoSamba de Assaury Hiroshi e Igor Medina (CXS)

Horário: 18h

Local: Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, nº 312 – Panazzolo)

Atividade Gratuita. Retirada de ingressos na Unidade de Dança (Centro de Cultura Ordovás), de segunda a sexta entre 9h e 16h30.

Em CorpoSamba – Oficena, o samba se revela além da música, como expressão viva do corpo e da história brasileira. Inspirado na riqueza das diásporas e nas trocas culturais, o espetáculo celebra a identidade e a diversidade por meio da dança. Com performances imersivas, os artistas interagem diretamente com o público, criando um espaço dinâmico de participação. A trilha sonora parte integrante da pesquisa é executada ao vivo de modo a reforçar a valorização da cultura nacional, enquanto a acessibilidade, garantida por intérpretes de Libras, amplia o alcance dessa experiência sensorial e inclusiva. O projeto é realizado com recursos dos editais da Lei Paulo Gustavo de 2024.

Espetáculo Aféfé Sisé – Jinca Núcleo Afro (POA)

Horário: 20h

Local: Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, nº 312 – Panazzolo)

Atividade Gratuita.Retirada de ingressos na Unidade de Dança (Centro de Cultura Ordovás), de segunda a sexta entre 9h e 16h30.

Afèfé Sisé é uma performance coreográfica em dança afro-brasileira que aciona narrativas quilombolas e busca através da dança afro-brasileira e recursos do jogo em performance expressar as relações entre corpo, território, e ancestralidade. Paracena estão colocadas narrativas de trabalho, luta, alegria e religiosidade contadas a partir da técnica e poética da dança e musicalidade afro-brasileira. Com percussão executada ao vivo, Aféfé Sisé é uma homenagem às comunidades Quilombo família Flores e Quilombo Anastácia.

27/04 DOMINGO

Programação Sala de Teatro Profº Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, nº 312 – Panazzolo)

Horário: 20h

Ingressos: R$ 15,00 disponíveis com os representantes dos grupos participantes ou na Unidade de Dança (Ordovás).

1. Rastro – Coletivo Independente

RASTRO é o resultado de um processo investigativo em dança contemporânea que aborda a complexidade dos transtornos mentais, da psiquiatria e psicologia. A obra trata o tema com sensibilidade, explorando as fragilidades e as resistências humanas por meio das vivências pessoais das criadoras-intérpretes. Elementos cenográficos, sonoros e coreográficos foram cuidadosamente integrados para traduzir, de forma artística e profunda, as lutas internas. O performance é uma criação coletiva das acadêmicas de Licenciatura em Dança da UCS, Andressa Formolo, Mélany Marsiglio e Milena Baldissarelli, com orientação e dramaturgia da Professora Dra Verônica G. Zevallos.

Tempo: 10 minutos

2. Distorcido

Distorcido de Nicolas Velleda baseia-se em movimentos tortos, corporeidade distorcida da realidade, figuras e imagens corporais fora o padrão de baile.

Tempo: 10 minutos

3. BANTU: ORIKI DO CORPO NEGRO

Criado e interpretado por três artistas negras, BANTU: Oriki do Corpo Negro sintetiza a força da ancestralidade africana com um olhar inovador para o futuro. As coreografias, inspiradas em ritmos e movimentos tradicionais de matriz afro, dialogam com músicas de artistas brasileiros contemporâneos que elevam a cultura negra em suas obras. A trilha sonora é um tributo a vozes que ressignificam a resistência e a beleza negra, enquanto as narrativas corporais exploram temas como identidade, coletividade e o poder transformador da arte.

Tempo: 10 minutos

4. Encantaria – Cirandeiras Danças Brasileiras

Corpos em encantamento, manifestados pela energia vital dos Encantados. “Encantaria” é um rito dançado, onde forças ancestrais se movem e atravessam o tempo. Entre o peso das pedras e a leveza da brisa, entre a febre que queima e a mão que cura, a dança se faz passagem, revelando mistérios e caminhos. Na vibração da percussão ao vivo, na potência da voz e do violão, a cena se desenha como um chamado, um território de ritmos e gestos onde tudo começa e se transforma.

Tempo: 10 minutos

29/04 – TERÇA-FEIRA

Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul apresenta CHOQUE de Mário Nascimento

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti (Montaury, nº 1333 – Centro)

Atividade gratuita. Retirada de ingressos na Unidade de Dança localizada no Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312 – Panazzolo) ou na bilheteria do Teatro Municipal de segunda a sexta entre 9h e 16h30.

O encontro de dois corpos em movimento, o embate violento de forças, o conflito ocasionando o abalo emocional e a sensação produzida por uma carga elétrica. O trabalho de Mário Nascimento aposta no vigor dos recursos de diversas vertentes da cena contemporânea, fundindo habilidades corporais das danças urbanas, da capoeira e do balé clássico. Gera uma vigorosa e imbricada dança que emerge com potencialidades diversas e significativas para o contexto e o ambiente em que era criado à época, reverberando ainda hoje.

Tempo: 25 minutos

30/04 – QUARTA-FEIRA

Oficina Práticas de Balé Clássico com Adriana Menegat

Aula prática de balé clássico com Adriana Menegat. A professora iniciou sua trajetória profissional em 1989 no renomado grupo de danças Raízes. Em 1991, ingressou na escola de danças do Teatro Guaíra, onde foi efetivada como bailarina no mesmo ano. Durante 14 anos, integrou o elenco do Balé do Teatro Guaíra, colaborando com importantes mestres e coreógrafos, como Márcia Haydée, Luís Arrieta, Tindaro Silvano, Rodrigo Pederneiras, Olga Roriz, Vasco Wallencaph, Jair Moraes, entre outros. Em 2004, retornou a Caxias do Sul, onde fundou o primeiro estúdio de Pilates, mantendo-se ativa até os dias de hoje.

Local: Sala da Cia. Municipal de Dança – Centro de Cultura Ordovás

Horário: das 10h às 11h30

Vagas: 25 vagas

Atividade gratuita. Os interessados deverão se inscrever através do formulário disponível no link https://forms.gle/Spy95XwC9kBcs1th8 

Programação Teatro do Sesc Caxias do Sul

Espetáculo Complô C.O.M. Gente – Quarta Processos da Cena – apoio Sesc Caxias

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc Caxias (Moreira César, 2462 – Pio X)

Atividade gratuita. Retirada de ingressos através do link: http://www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais 

Ser em si nunca é ser só; e ser em bando pode ser potente…Desde muito cedo, percebemos que, por sobrevivência ou prazer, por (re)existência ou resiliência, por continuidade ou necessidade de validação do eu, é na coletividade que a vida acontece… Nesse CORPO ATRAVESSADO, nada é mais significante que a celebração, que a ritualística e multidimensional FESTA. -BOLAMOS, ENTÃO, ESSE PLANO… Shhhhhhhh, hiiiiiiii, táaaaaaa: de conter e extravasar, de soltar os nós e prender a respiração, de gritar alto com o corpo, de ser visto e enxergar, de reclamar para poder curar, de cair pra poder sentir o chão, de ser junto e ser corpo junto, corpo e festa, pele, nervos, voz e movimento.

Tudo isso faz parte do nosso Complô… E TALVEZ, VOCÊ TAMBÉM.

Tempo: 1h

Classificação: 14 anos

Programação Teatro Municipal Pedro Parenti – Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, nº 1333 – Centro)

Horário: 20h

Ingressos R$ 15,00 disponíveis com os representantes dos grupos ou na bilheteria do Teatro Municipal, ou na Unidade de Dança (Centro de Cultura Ordovás).

1. Taci Marchett Escola de Dança

Taci Marchett Escola de Dança apresenta coreografias de seus alunos nas modalidades de balé clássico, jazz dance e sapateado americano.

Tempo: 20 minutos

2. Nosso Templo – Studio de Danças Jéssica Bolzzoni

Nosso Templo é um projeto que tem como objetivo apresentar o templo em dança, ou seja, diversidade de corpos, trazendo ao palco sua alma e seu amor através de coreografias de dança, transbordando a felicidade que a arte proporciona.

Tempo: 20 minutos

3. Kinesis Escola de Artes

Kinesis Escola de Artes apresenta coreografias de ballet, clássico de repertorio, jazz dance e ballet infantil livre.

Tempo: 15 minutos

4. Descubra Sua Dança – Hype Studio

Descubra Sua Dança apresenta coreografias de Heels Dance, Urbanas e Jazz Funk.

Tempo: 20 minutos

02/05 – SEXTA-FEIRA

Programação Sala de Teatro Profº Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, nº 312 – Panazzolo)

Espetáculo La Nostra Festa – Espaço Cultural Akácio Camargo

Horário: 20h

Ingressos: R$ 15,00 disponíveis com os representantes dos grupos participantes ou na Unidade de Dança (Ordovás).

“La Nostra Festa” narra a jornada de Matteo e Giuliana, dois jovens italianos que se apaixonam a caminho de uma nova vida nas terras brasileiras. Entre plantações de uva e a esperança de um futuro melhor, eles nos levam por uma nova viagem de amor, trabalho e celebração.

Programação Teatro Municipal Pedro Parenti – Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, nº 1333 – Centro)

Horário: 20h

Ingressos R$ 15,00 disponíveis com os representantes dos grupos ou na bilheteria do Teatro Municipal, ou na Unidade de Dança (Centro de Cultura Ordovás).

1. Brasil em Passos de Dança – Bailado Sureño

Brasil em Passos de Danças percorre por lugares onde dançar é como um tempo de prosa. Os pés gaúchos se movimentam em outras regiões dançando a diversidade dos ritmos brasileiros: Forró, bolero, pagode, sertanejo, samba e danças gaúchas. Na memória do coração, na saia da prenda, nas botas do gaúcho, está a honrosa representação da miscigenação brasileira. Prepare sua bagagem de alegria, vista seu entusiasmo e viaje com o Bailado Sureño por este Brasil dançante.

Tempo: 12 minutos

2. Centro de Artes Duda Battisti

Centro de Artes Duda Battisti apresenta coreografias que participarão de festivais de dança.

Tempo: 10 minutos

3. Em Unidade – Somos Um

A dança tem o poder de conectar pessoas, despertar sentimentos e inspirar novas reflexões. Em Unidade a performance é um convite para sentir, interpretar e se deixar levar pela beleza do movimento, independentemente de crenças ou tradições.

Tempo: 15 minutos

4. O que te move? – Requebra Espaço de Danças

Através de números de jazz, dança contemporânea, ballet, danças urbanas, k-pop e ritmos, a Requebra apresenta possíveis respostas, e te instiga a outras, para a pergunta: “O que te move?”. Os trechos apresentados compuseram o último espetáculo da escola, e as coreografias são de Aminadabe Carvalho Pistore, Janaína Raaber Kolling, Luísa Fedrizzi e Katy Cardeoli.

Tempo: 20 minutos

03/05 – SÁBADO

OFICINA DE FORRÓ PÉ DE SERRA

Em preparação para o Festival Forró da Serra, serão realizadas oficinas de dança nos dias 03, 10 e 17 de maio, às 14h, na sala da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul. Ministradas pelos especialistas Caroline Zini e Giovani Monteiro, as aulas oferecem a oportunidade de aprender ou aprimorar os passos do forró pé de serra, explorando suas técnicas e fundamentos. Venha se conectar com esse ritmo contagiante e se preparar para o festival que celebra a cultura nordestina com dança, música e tradição!

Local: Sede da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul – Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, nº 312 – Bairro Panazzolo)

Horário: Das 14h às 15h

Público-alvo: Jovens e adultos com idade a partir de 15 anos que tenham experiência em qualquer linguagem de dança.

Vagas: 50 vagas

Atividade gratuita mediante inscrição.

Inscrições: Os interessados deverão preencher o formulário disponível através do link https://forms.gle/gp35woXm1cS2iE7e6

Programação Sala de Teatro Profº Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, nº 312 – Panazzolo)

Espetáculo Zé Chico – Grupo Experimental Cênica 8 – Curso de licenciatura em Dança/UCS

Horário: 20h

Atividade gratuita. Retirada de ingressos na Unidade de Dança localizada no Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312 – Panazzolo).

A dança nos arcos da lapa, o cheiro da malandragem, o homem e a mulher… Zé Chico, para todos os malandros e malandras. O Malandro… Que beleza…Acha graça… E dá no pé. Licença poética baseado no livro e no musical A Ópera do Malandro de Chico Buarque de Holanda.

Programação Teatro Municipal Pedro Parenti – Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, nº 1333 – Centro)

Horário: 20h

Ingressos R$ 15,00 disponíveis com os representantes dos grupos ou na bilheteria do Teatro Municipal, ou na Unidade de Dança (Centro de Cultura Ordovás).

1. Divertissement – Dora Ballet

Divertissement apresenta coreografias de ballet clássico que participaram de concursos no ano de 2024.

Tempo: 10 minutos

2. Fragmentos Coreográficos – Espaço Flua

“Fragmentos Coreográficos” passa por alguns instantes marcantes do nosso ano de 2024, reunindo diferentes estilos e conexões de um espetáculo. Cada coreografia carrega sua essência, conectando movimento, expressão e arte.

Tempo: 20 minutos

3. DIZ E LENDA… Studio de Danças Camila Oliveira

Em celebração ao Dia do Folclore, o Studio traz ao palco a habitat das tradições da cultura popular brasileira. Personagens ícones como Saci-Pererê, Curupira e Boto-cor-de-rosa ganham vida através da dança, revelando a magia e a ancestralidade de nossa cultura. O folclore, essa ciranda de saberes que atravessa as gerações, é e reinterpretado em movimento, criando homenagem à educação cultural do Brasil, conectando passado, presente e futuro em um espetáculo emocionante e envolvente.

Tempo: 20 minutos

04/05 – DOMINGO

Programação Sala de Teatro Profº Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, nº 312 – Panazzolo)

Espetáculo Labirinto Interior – J Dance

Horário: 20h

Ingressos: R$ 15,00 disponíveis com os representantes dos grupos participantes ou na Unidade de Dança (Ordovás).

A trama se desenrola em um cenário onírico e surreal, mesclando realidade e fantasia, onde tempo e espaço se distorcem. O protagonista, em sua busca por autoconhecimento, enfrenta desafios que o obrigam a confrontar seus medos, traumas e inseguranças, desvendando camadas ocultas de sua personalidade.

Programação Teatro Municipal Pedro Parenti – Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, nº 1333 – Centro)

Horário: 20h

Ingressos R$ 15,00 disponíveis com os representantes dos grupos ou na bilheteria do Teatro Municipal, ou na Unidade de Dança (Centro de Cultura Ordovás).

1. NATURIS: Fragmentos em Cena – Joanas D’ar

Em um tempo imemorial, antes do sol e da lua, existia apenas o vazio. Do silêncio emergiram os Natús, seres ancestrais que guardavam o conhecimento do universo. De sua própria essência, moldaram três pequenos guias para ajudá-los a dar forma ao mundo, dando origem às águas, às árvores e aos animais. Assim nasceu Naturis.

NATURIS: Fragmentos em Cena apresenta recortes do processo criativo do espetáculo Naturis, uma mostra dos alunos do Circo de Aéreos Joanas d’Ar, apresentada em outubro de 2024.

Tempo: 20 minutos

2. Endança Jazz & Cia

A escola apresenta coreografias de jazz e danças urbanas, relacionadas a personagens específicos, apresentadas em dezembro no espetáculo “Suspense – O Roubo no Museu”.

Tempo: 15 minutos

3. Crisálida de Luísa Fedrizzi

É fora do casulo que a transformação acontece. O corpo da mulher como um lugar de elaboração e o coletivo feminino como um espaço para ocupar. A performance é uma investigação da natureza feminina, selvagem e intuitiva, embasada pelo Sistema Laban/Bartenieff de Análise de Movimento.

Tempo: 10 minutos

4. Escola de Danças Carla Barcellos

O grupo apresentará coreografias apresentadas em eventos e concursos de dança ao longo de 2024.

Tempo. 20 minutos

Patricia Larentis

Recent Posts

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

2 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

2 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

5 horas ago

Cia de Teatro Garagem circula por Lajeado, Estrela e Santa Tereza

A Cia Garagem de Teatro e a Benov Produções vão levar o espetáculo “Oh de…

5 horas ago

Bento Gonçalves será palco da etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho

O evento acontece no próximo domingo, dia 27 de abril, das 9h às 16h, no…

5 horas ago

Viva com Saúde – 21/04/2025 – Cor da urina e a saúde do corpo

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a coloração da urina. Atenção à…

7 horas ago