Cultura

Caxias do Sul celebra a arte da cerâmica artesanal gaúcha

A rica tradição da cerâmica gaúcha ganha destaque em Caxias do Sul com a realização da Casa Cerâmica, evento gratuito que reúne artistas, artesãos e amantes da arte em torno de peças únicas. No próximo sábado, dia 5 de outubro, das 10h às 19h, o Centro de Cultura Ordovás se transforma em um verdadeiro ateliê a céu aberto, com 22 expositores, oficinas, palestras e demonstrações ao vivo. A programação abre o projeto Jornada Casa Cerâmica, que também irá passar por Porto Alegre e Novo Hamburgo, e que tem como objetivo celebrar a cerâmica artesanal produzida no Rio Grande do Sul.

No evento, estarão à venda itens utilitários para o dia a dia, como canecas, travessas e pratos; peças de arte, como esculturas; objetos de decoração variados; e acessórios pessoais, como colares e brincos. Além de adquirir as peças, os visitantes podem participar dos eventos que acontecem ao longo do dia. Um dos destaques é a presença da ceramista autorial Anelise Bredow, sediada em Morro Reuter com o seu Ateliê de Cerâmica, e conhecida por suas obras que já encantaram o público em novelas da Rede Globo.

“A cerâmica artesanal gaúcha já atravessou fronteiras e é reconhecida pela sua criatividade e excelência. Reuniremos profissionais, estudantes e apaixonados por essa arte rica e expressiva, que traz um pouco de nós em cada peça. É uma oportunidade para todos aqueles que desejam aprender mais sobre o assunto ou simplesmente se encantar com objetos únicos”, afirma Michelle Bloedow, ceramista e produtora do evento.

Expositores reconhecidos 

Entre os expositores já confirmados estão o ateliê Imperfeita Cerâmica, especializado em itens com estilo minimalista; o Le Petit Estúdio Criativo, que produz peças com esmaltação multicolorida, objetos decorativos com inspiração na natureza e biojóias autorais; o Atelier Selmo Ramos, tradicional marca de comercialização de materiais e insumos de cerâmica, e a artista Martina Berger, que transita pelo pop de forma lúdica, com temas que remetem a infância, contos de fadas modernos e mitos, tanto em acessórios como utilitários.

Palestras e oficinas 

Dentro da programação de eventos, às 10h30, a ceramista Anelise Bredow irá falar sobre a sua trajetória de empreendedorismo nas artes manuais. Formada em Artes pela UFSM e mestre em indústrias criativas pela FEEVALE, Anelise está à frente de seu ateliê em Morro Reuter desde 2006, onde produz e comercializa peças delicadas decorativas e acessórios que unem a cerâmica e a aromaterapia. Suas obras já estiveram em exposições nacionais e internacionais, além de produções audiovisuais como as novelas Tititi e Passione, da Rede Globo.

Já às 15h30 horas, será a vez de Cris Bellini, professora do curso de extensão em cerâmica da UCS, comandar uma palestra na qual abordará as transformações pessoais vividas por praticantes de cerâmica. A artista é bacharel em escultura e cerâmica pelo Instituto de Artes da UFRGS. Em colaboração com entidades como a APAE e a PATNA, já realizou projetos em que utiliza a cerâmica como atividade terapêutica para pessoas com deficiências e dependentes químicos.

A programação contará, ainda, com três oficinas. A primeira terá como tema a “Construção do Rosto Feminino na Cerâmica”, e acontece às 11h30. O encontro será comandar por Daniela Antunes, artista plástica que iniciou sua busca pelo singular feminino na Escola de Artes Ampliatto, em Caxias do Sul, e já participou de mostras como Sala de Visitas, Casa & Cia, Mostrarte e Craft Design. Já foi premiada duas vezes no concurso SESI Descobrindo Talentos das Artes Visuais, além de ter seu trabalho publicado na revista Casa Cláudia e peças comercializadas para a Rede Globo.

A professora Tanara Malmann, que possui um ateliê e escola em Caxias do Sul, irá ministrar a segunda aula do dia, com o tema “Como criar seu vaso – O uso de técnicas diversas na criação de peças cerâmicas”, às 13h30. Já Graziela Amarante Guisolfi, proprietária do ateliê Cerâmica da Terra, apresentará, às 17h30, a oficina “Apaixone-se pela cerâmica de Alta temperatura – Aprenda a criar peças que podem ser utilitários para alimentação”.

Haverá, ainda, dois ceramistas realizando demonstrações ao vivo com modelagem em torno. Marco Fronckowiak e Júlia Splash, ambos professores em Porto Alegre, dividirão a cena com três corais da região. Às 15h, se apresenta o grupo Expressões da Serra; às 16h30, será a vez do Sossego na Pauta, e às 18h, o Vocal Ampliatto.

Entrada gratuita
Todas as atividades possuem entrada franca e são abertas ao público por ordem de chegada. O evento também integra a agenda de celebração de aniversário do Centro de Cultura Ordovás. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site: www.casaceramicars.com.br.

O Jornada Casa Cerâmica é um projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo e foi selecionado em edital organizado pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, com apoio de instituições locais.

Serviço:
Jornada Casa Cerâmica
Quando: 05/10/2024, das 10h às 19h
Onde: Centro Cultural Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo, Caxias do Sul – RS)

Agenda:
– Palestra de Anelise Bredow, às 10h30, na Sala de Cinema Ulysses Geremia
– Palestra de Cristina Bellini, às 15h30, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto
– Oficina de Daniela Antunes, às 11h30, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto
– Oficina de Tanara Malmann, às 13h30, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto
– Oficina de Graziela Amarante Guisolfi, às 17h30, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto

Patricia Larentis

Recent Posts

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

7 minutos ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

4 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

22 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

23 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

1 dia ago