Cultura

Brasil recebe o 1º Encontro Internacional de Cinemas Movidos a Energia Solar

O Brasil sediará o 1º Encontro Internacional de Cinemas Movidos a Energia Solar. O evento acontece neste mês de  fevereiro e reunirá projetos de diversos países. Haverá sessões de curtas e de filmes dos projetos de cinema solar em vários países, abertas ao público e com entrada franca, seguidos de debates.

A programação de cinema e debates acontece em São Paulo (dia 6, das 19h às 21h) e Rio Grande do Norte (dias 8, em Caraúbas, distrito de Maxaranguape, e 9, em São Miguel do Gostoso, ambas das 18h às 20h30). Nos dias 10 e 11, das 11h às 16h, em São Miguel do Gostoso, haverá reuniões executivas, com a participação dos responsáveis pelos projetos,
alguns presencialmente e outros online, a partir de seus próprios países.

É a primeira vez no mundo que os projetos se encontram para exibir filmes e discutir questões relativas ao Planeta, Cinema e Sustentabilidade. Participam os seguintes países e projetos: Brasil: Cinesolar; Chile: Plataforma Solar; Estados Unidos: Arizona Loft Solar Cinema; Holanda: Solar World Cinema; Croácia: Solar Cinema Adria; Saara Ocidental: Solar Cinema Western; Nepal: Solar Cinema Nepal; e Austrália: Solar Cinema Northern Territory.

Na maioria dos países o projeto funciona partir de vans equipadas com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior dos veículos, há assentos para o público e telão, que são levados para fora para a montagem das “salas de cinema”. Mas o projeto não acontece da mesma forma em todos os lugares. No Nepal, a estrutura é levada através de burros; na Austrália, adaptaram um trailer; no Saara Ocidental utilizam com carro com tração nas quatro rodas.

Estarão nos eventos Cynthia Alario, idealizadora no Brasil do projeto Cinesolar, e as três diretoras executivas do Solar World Cinema, projeto pioneiro no mundo: as holandesas Maureen Prins (fundadora), Maartje Piersma e Stien Meesters. No Rio Grande do Norte, a secretária de Estado da Cultura, Mary Land Brito, participará dos dois debates.

1º Encontro Internacional de Cinemas Movidos a Energia Solar é uma realização conjunta do Cinesolar e do Solar World Cinema.

Sobre o Cinesolar
Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o Cinesolar – o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar – transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema. Já realizou 2730 sessões com exibição de 290 filmes e 780 oficinas de cinema para mais de 397 mil pessoas, de 890 cidades de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da “sala de cinema”), além de sistema de projeção e até um EcoVJ.

Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade com foco em três eixos: social, econômico e ambiental. Além das sessões e das oficinas de cinema, muitas vezes a iniciativa ainda promove música orgânica e ecografite para crianças e adolescentes. Essas atividades propõem a reciclagem de materiais para a confecção de instrumentos musicais e o preparo de pigmentos naturais, como argila e urucum, nas pinturas produzidas pelos participantes.

Programação do 1º Encontro Internacional de Cinemas Movidos a Energia Solar

Em São Paulo, capital
Dia 6 de fevereiro, das 19h às 21h, no Centro Cultural São Paulo, à rua Vergueiro,
1000, Liberdade. Aberto ao público, com entrada franca. (A sessão será na sala
Paulo Emílio. A entrada para a sessão e debate deve ser retirada na bilheteria do
Centro Cultural São Paulo uma hora antes do início da programação.)

Em Caraúbas, distrito de Maxaranguape, no Rio Grande do Norte
Dia 8 de fevereiro, das 18h às 20h30, na Praça Pedro Machado, ao lado da Igreja
Matriz Nossa Senhora Da Guia. Com a van do Cinesolar. Aberto ao público, com
entrada franca. (Em caso de chuva o evento será na Creche Municipal Professora
Maria de Lourdes Barros, à rua da Macaíba – S/N.)

Em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte
Dia 9 de fevereiro. Das 18h às 20h30, no Centro Cultural Espaço TEAR, à rua das
Caravelas, 131, Centro. Com a van do Cinesolar. Aberto ao público, com entrada
franca.
Dias 10 e 11. Das 11h às 16h, no Centro Cultural Espaço TEAR e online, Encontro
dos diretores dos projetos de cinema solar na Austrália, Brasil, Chile, Croácia,
Estados Unidos, Holanda, Nepal e Saara Ocidental. Evento fechado.

 

Patricia Larentis

Recent Posts

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

9 minutos ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

4 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

22 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

23 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

1 dia ago