Cultura

Bloco da Velha confirma datas de realização em Caxias do Sul

O maior e mais tradicional carnaval de rua da Serra Gaúcha já tem datas definidas. Conforme o planejamento dos organizadores do evento, Germano Weirich, Guilherme Martinato, Tiago Daltoé, Graziela Chiattone Martins e Marion Martinato, a 9ª edição do Bloco da Velha será realizada, pela primeira vez, em duas ocasiões: uma no dia 3 de março, domingo, e outra no dia 5, terça-feira, na Rua Dom José Barea (entre as ruas Andrade Neves e Treze de Maio), próximo à Maesa. E a folia não para por aí. O quinteto ainda agita um ensaio aberto para o dia 24 de fevereiro, a partir das 16h, no La Birra.

A folia no domingo (03/03) ocorrerá das 14h às 22h e na terça (05/03), das 15h às 22h, sempre com a Banda Bloco da Velha em revezamento com o DJ Jorge de Jesus, o Mono, e muitas outras atrações.

O evento tem entrada franca e conta com o financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e o apoio cultural da Racon Consórcios. Além disso, o Bloco da Velha 2019 também está com o projeto aprovado junto ao Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado. Porém, os organizadores aguardam que o CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprove convênio que suporte a concessão dos benefícios fiscais de ICMS aos patrocinadores de projetos culturais no âmbito estadual.

Nesse ano, o Bloco da Velha homenageará o cantor e compositor Cartola, considerado um dos maiores sambistas do país. Fundador da Estação Primeira de Mangueira, uma das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro, e um dos compositores mais gravados do Brasil, Cartola lançou seu primeiro disco apenas aos 66 anos de idade, mas entrou para a história da música brasileira.

CARTOLA – ÍCONE DO SAMBA CARIOCA:

Cartola é um exemplo do talento musical brasileiro, e também dos percalços do artista popular rumo ao reconhecimento. Nascido em 1908, Angenor de Oliveira obteve relativo sucesso nos anos 1930, com sambas gravados por Carmen Miranda, Francisco Alves e Araci de Almeida, e parcerias com Noel Rosa e Ismael Silva. Porém, nos anos 1950, o sambista permaneceu um longo período no anonimato, até que o jornalista Sérgio Porto o reconheceu lavando carros em uma garagem. Com o estímulo do amigo, Cartola voltou à cena abrindo com Dona Zica o Bar Zicartola, responsável pela aproximação de compositores da Bossa Nova com os músicos populares, um marco em nossa música.

Somente em 1974 Cartola lançou o primeiro de seus quatro discos solo, revelando ao Brasil os clássicos “As Rosas Não Falam”, “O Mundo é um Moinho”, “Alvorada” e “O Sol Nascerá”. A partir de então, tornou-se um dos maiores compositores do Brasil e referência na nossa música popular. Sua importância para o Carnaval remonta aos primórdios das escolas de samba. Compôs o primeiro samba vencedor da Mangueira e diversos outros enredos para os primeiros desfiles de carnaval. Além de ter fundado “a maior escola de samba do planeta”, Cartola escolheu o nome “Estação Primeira” e as cores da escola – verde e rosa – que serão usadas pelo Bloco da Velha em sua homenagem.

MAIS: Outra novidade de 2019 é o Sarau de Carnaval, que ampliará as ações para além dos dias de folia. O aquecimento para o carnaval ficará por conta de atividades que envolvem as canções que animam a maior festa popular brasileira de todos os tempos. Um pouco de história e muita música irão compor apresentações feitas por integrantes do Bloco da Velha e convidados, sempre com entrada franca. O Café da Velha (Rua Dr. Montaury, 1333) abrirá suas portas para o primeiro encontro nesta quarta-feira, dia 13/02, a partir das 20h, com o tema Grandes Sambas, conduzido por Dan Ferretti, Tonico de Ogun e Germano Weirich, que percorrerão os principais sambas e marchinhas do nosso carnaval.

Para estender as ações, após o carnaval, por requisição da Comissão Municipal de Lei de Incentivo à Cultura de Caxias, as produtoras culturais do Bloco da Velha, Cristina Nora Calcagnotto e Florencia Nieto, ministrarão oficinas de elaboração de projetos culturais aos carnavalescos de Caxias do Sul.

Fonte: Lato Sensu Comunicação / Foto: Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

8 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

9 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

10 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

10 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

10 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

14 horas ago