Cultura

Bento Gonçalves resgata a sua maior festa popular

A volta do vinho encanado no Centro da cidade, a escolha das soberanas e a promessa de uma volta ao passado sem esquecer da evolução que o setor vitivinícola da região experimentou nas últimas décadas. Estas são algumas das promessas para a Fenavinho 2019, festa que volta a ser realizada depois de oito anos e desta vez, de forma conjunta com a ExpoBento.

A tão desejada volta da festa que projetou Bento Gonçalves no cenário nacional será no mês de junho e já havia sido anunciada há uma semana, durante lançamento da 29ª ExpoBento. Nesta quarta-feira, entretanto, o momento foi de divulgar com merecido destaque e mais minúcias os planos para a realização do evento que assim chegará à sua 16ª edição.

O presidente do CIC, Elton Paulo Gialdi, saudado por muitos como o principal artífice do Fenaretorno da festa, ao lado do presidente do Conselho da entidade, Laudir Piccoli, destacou o trabalho de seus antecessores no cargo e também dos ex-presidentes da festa, muitos dos quais presentes ao ato. Gialdi fez menção especial ao último presidente, João Strappazzon e lembrou que foram 45 reuniões e mais de 80 horas de negociação. Tudo porque havia débitos a descoberto. “Quero agradecer à sensibilidade e flexibilidade dos credores, tanto os que ingressaram em juízo como os que souberam aguardar este momento, por terem permitido que o montante de 3,5 milhões de reais que era devido, chegasse a um patamar possível de ser pago”. O líder empresarial abriu seu pronunciamento dizendo que a história de Bento era composta de dois momentos únicos: “o primeiro foi em 1875 quando chegaram os primeiros imigrantes, o segundo, quando em 1967 ,os descendentes daquelas pessoas realizaram a primeira Fenavinho”.

Diego Bertolini na coordenação

O gerente de promoção do Ibravin, Diego Berrolini, foi anunciado como o coordenador de uma comissão especial que formatará a edição de retorno da festa. Um grupo de jovens lideranças compõe a equipe: Rodrigo Valério (marketing), Rodrigo Parisotto (relações com a comunidade); Roberto Cainelli Jr (eventos); Gabriele Rodrigues (turismo) Bruna Cristófolli (vinícola); Marcos Giordani (Gastronomia); Daniel Panizzi (institucional).

Para Bertolini, a festa é da comunidade e não de uma comissão de pessoas. Ele demonstrou desde logo o que planeja. Quem entrava no Centro Empresarial era recebido por canto coral e “colonos” jogando mora, depois fotos evocando a temática do vinho. A própria disposição das mesas e o cardápio com sopa de capeletti e lesso, remetiam não ao ambiente de busines do local, mas à festa que tantos guardam no coração.

Exibindo artes com a planta baixa da festa em fase embrionária de concepção, Bertolini adiantou que serão 2 mil metros quadrados de exposição no pavilhão B – onde habitualmente há exposição de carros. “Ali teremos gastronomia, agroindústria,uma vila típica, vinícolas e projeto cultural. Mas quem chegar à ExpoBento já na recepção será remetido à temática da Fenavinho, com barris enfeitando o cenário”.

Bertolini assim como Gialdi, destacaram a importância do culto ao passado sem descurar do momento vivido pelo setor vitivinícola: “Não podemos desprezar que nas últimas décadas o vinho brasileiro ganhou mais de 3.000 medalhas e que só no ano passado as exportações do produto cresceram 55%”, lembra Bertolini.

Homenagem a Michelon

Presentes ao evento ex-presidentes como Erci Grapiglipa, Paulo Geremia e Jaime Milan ouviram a citação de dois colegas recentemente falecidos: Jovino Nolasco de Souza e o primeiro presidente, Moysés Michelon. Este, foi alvo de homenagem com a entrega do Troféu Empreendedor, concebido pelo CIC para pessoas que tenha contribuído para com a comunidade fazendo a diferença para o a coletividade. Coube à filha Elaine, receber a homenagem em nome do pai.

Também em 2020

A realização projetada da Fenavinho não se limitará a 2019. É propósito que também em 2020 a festa se realize em conjunto com a ExpoBento. Daí em diante deverá ser realizada a cada dois anos, sempre em anos pares, na época que for de melhor conveniência aos setores interessados.

Rogério Capuani, destacou que a Fenavinho emprestará à ExpoBento a paixão que desperta nas pessoas e garantiu que cada diretor da feira que ele coordena estará integralmente comprometido para o sucesso de ambas.

O vice-presidente da Câmara Eduardo Viríssimo manifestou integral apoio do poder Legislativo à iniciativa e o prefeito Guiherme Pasin ressaltou que a Fenavimho representa muito mais que uma festa, é uma bandeira da comunidade. Estamos falando de coisas imateriais. “Não é só festa, não é só feira, é comunidade”.

 

Fonte: Exata Comunicação / Foto: Divulgação

Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

17 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

18 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

22 horas ago