Cultura

Bailarina caxiense Cristina Lisot leva “Projeto O” para a Europa

A artista visual e bailarina caxiense Cristina Lisot viaja, no final do mês de fevereiro, para uma residência artística em Lisboa, no Hangar, um Centro de Investigação Artística. Lá ela desenvolve estudos sobre movimento e criação, dentre outros aspectos, derivados do Projeto O, atualmente desenvolvido em Caxias, que foi contemplado em pelo Edital Sedac – RS de 2023 para Criação Artística.

A temporada de estudos da artista e bailarina em Lisboa recebeu a Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024. O bailarino caxiense Akácio Camargo, com quem ela já trabalha, também estará por lá para participar de uma performance que a dupla deverá apresentar em Portugal. Depois eles seguem para a França. Em abril, eles se apresentam em Caxias, seguindo depois para Porto Alegre, na continuidade do Projeto O.

Foto: Akácio Camargo e CristinaLisot/Crédito Daniel Herrera

Cristina Lisot e Akácio Camargo vão apresentar na Europa a performance “Curvar o Corpo”, desenvolvida em parceira e com corpografia de Sigrid Nora. O trabalho deriva e inclui o vídeo “E se eu olhar pro passado?”. Na performance, a dupla de bailarinos desenvolve sequência de movimentos espiralados, com execução da trilha sonora feita com colagens musicais, além da trilha sonora origina l criada pelo músico e bailarino caxiense Carlos Garbin, que trabalha com a Cia. Rosas, na Bélgica. Depois de Lisboa, o trabalho deverá ser apresentando no espaço Caravane D’Art, em Chauny, na França.

A performance que será levada à Europa é um desdobramento do Projeto O, que vem sendo desenvolvido em Caxias por Lisot e um grupo de artistas e pesquisadores locais. A proposta busca a sobreposição de experimentações na perspectiva de novas linguagens do corpo, do audiovisual, das tramas têxteis e das artes visuais tendo como ponto de partida o objeto O já criado por Lisot. Por aqui, a previsão é de ocupação da Galeria do Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho em abril, seguindo depois para Porto Alegre. Assim, a estreia e itinerância se inicia em Portugal, seguindo para a França, voltando depois ao Brasil.

Patricia Larentis

Recent Posts

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

17 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

17 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

19 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

20 horas ago

Cia de Teatro Garagem circula por Lajeado, Estrela e Santa Tereza

A Cia Garagem de Teatro e a Benov Produções vão levar o espetáculo “Oh de…

20 horas ago

Bento Gonçalves será palco da etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho

O evento acontece no próximo domingo, dia 27 de abril, das 9h às 16h, no…

20 horas ago