Cultura

Atriz Nina Picoli estreia projeto Oficina Livre de Teatro em Bento Gonçalves

A Praça CEU, no Bairro Ouro Verde, em Bento Gonçalves, passa a contar com a Oficina de Livre de Teatro. As aulas são gratuitas e estão divididas em três turmas, ministradas pelas professoras e artistas Nina Picoli e Raquel Peres. As oficinas começam na quarta-feira (10) e são de iniciativa das artistas com apoio institucional da Prefeitura de Bento Gonçalves e da Praça CEU. Ainda há vagas e as inscrições seguem abertas para pessoas de 8 a 60 anos.

Em conversa com o Grupo RSCOM, a atriz Nina Picoli, conta que viveu boa parte de sua infância no Bairro Ouro Verde e revisitar esse lugar com outro conhecimento e outras experiências é valoroso. “É legal se distanciar, mas também é legal voltar com motivações e percepções diferentes sobre esse espaço e sobre essas pessoas. O lugar onde poderei fazer alguma diferença. É muito valoroso pensar que fazer teatro é uma realização para mim e espero que seja significante também para as pessoas”, explicou.

Experimentar o teatro é o principal objetivo do projeto. Nina disse que decidiu chamar de “Oficina Livre” justamente para focar na autonomia de quem quer experimentar. “O teatro sempre teve um caráter popular, é preciso reafirmar isso. Teatro é sobre comunidade, sobre coletivo, é para todos. Não existe um perfil correto, não tem certo e errado. Essas oficinas foram pensadas para abrir esse espaço de experimentação, de contato com o teatro. Eu decidi chamar de oficina livre justamente para focar na autonomia dos alunos, se quiserem participar eventualmente, sem obrigações”explicou. A professora e atriz disse ainda que o foco das aulas não é a formação técnica de atores e atrizes, mas que existe o desejo de se formar um possível grupo de teatro. “A riqueza está no processo e nas trocas aula a aula”,complementou.

Confira abaixo um pouco mais sobre as Oficinas Livres de Teatro na conversa com Nina Picoli:

Para mais informações e inscrições: (54) 3452 – 0003

Conheça as artistas professoras:
Nina Picoli: Mestranda em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio grande do Sul/UFRGS. Integrante do COLETIVO ERRÁTICA desde 2014, tendo participado como atriz de diversos espetáculos, de expressividade para o teatro gaúcho. Contemplada com o Prêmio Açorianos de Melhor Atriz Coadjuvante (2019). Participou ainda como atriz da circulação nacional do 21° Palco Giratório promovido pelo SESC com os espetáculos do Errática (2018). É professora de Teatro na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE). Desde 2015 segue pesquisa continuada sobre a máscara do Bufão.

Raquel Peres: Graduada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em Teatro -Licenciatura. Pós graduanda em Educação continuada pela Instituto Federal Rio Grandense – campus Pelotas. É professora de Teatro/Artes na rede de educação pública de Caxias do Sul. Atuou em diversos espetáculos como atriz.

Patricia Larentis

Recent Posts

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

10 minutos ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

4 horas ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

22 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

23 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

1 dia ago