Cultura

Artistas de Bento Gonçalves cobram transparência na liberação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Produtores culturais e artistas de Bento Gonçalves divulgaram, na sexta-feira (25), uma nota cobrando transparência no processo de avaliação dos projetos financiados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O Coletivo de Produtores Culturais critica a atuação da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural. Eles apontam falta de informações sobre a composição da comissão julgadora, critérios de pontuação e inconsistências nas planilhas de avaliação.

O grupo denuncia ainda cortes financeiros considerados irregulares em itens como alimentação, transporte, coordenação e sonorização. Esses cortes, segundo eles, comprometem a execução técnica dos projetos. De acordo com o manifesto, os cortes desrespeitam o Marco Regulatório Nacional do Fomento (Lei 14.903/2024), que garante o custeio desses serviços.

Outro ponto levantado é a insegurança jurídica causada por uma retificação do edital publicada sem informações básicas. Isso inclui o desconto do imposto de renda para pessoa física. Os produtores também criticam a falta de diversidade nos projetos pré-aprovados, com preferência para iniciativas ligadas ao turismo.

Cobranças por transparência

Com base na Lei de Acesso à Informação, o Coletivo solicita a divulgação das atas das reuniões que definiram os resultados. Eles reforçam o pedido por mais transparência e fiscalização da aplicação dos recursos. O manifesto é assinado por 18 produtores de diversos segmentos artísticos.

O que dizem a Prefeitura e o Conselho?

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Cultura respondeu por nota:

“Os critérios dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura são executados conforme a legislação estabelecida e modelos fornecidos pelo Ministério da Cultura. A avaliação é realizada por um conselho, formado por representantes da sociedade civil e do poder público, que tem amparo em sua lei de criação para realizar as avaliações dos projetos inscritos nos editais. Importante ressaltar que o processo ainda está em curso, cabendo recurso contra as deliberações do Conselho. Recebemos a manifestação do coletivo cultural, estamos dialogando com todos e buscando informações para entender o ocorrido.”

Já o Conselho Municipal de Política Cultural ainda não se pronunciou oficialmente. A presidente do Conselho, Daniela Sandrin Copat, informou que uma nota será emitida após a análise dos recursos apresentados.

Redação Olá Serra Gaúcha

Recent Posts

Documentário rodado na Amazônia será exibido no Festival de Cinema Brasileiro de Paris

Tem filme gaúcho na principal vitrine do setor audiovisual nacional na Europa: o Festival de Cinema…

1 hora ago

Pianista gaúcho representa o Brasil no Dia Internacional do Jazz, em Nova Orleans

Primeiro pianista brasileiro (e gaúcho) a se apresentar no New Orleans Jazz Museum, Luciano Leães está dando…

2 horas ago

Proarte de Carlos Barbosa realiza audiência pública sobre a Lei Aldir Blanc

A Fundação de Cultura e Arte – Proarte de Carlos Barbosa convida a comunidade artística…

2 horas ago

Bento Gonçalves sedia o 1º Rodeio Campeiro, Festival Artístico e Cultural

Na próxima quinta-feira, dia 1º de maio tem início a programação do 1º Rodeio Campeiro,…

2 horas ago

Sesc Música recebe Pedro Borghetti na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves

Show gratuito ocorre no dia 08 de maio O palco da Fundação Casa das Artes,…

2 horas ago

Caxias do Sul divulga os projetos expositivos selecionados pela Convocatória de Arte 2025

A Unidade de Artes Visuais de Caxias do Sul recebeu projetos de três estados brasileiros,…

2 horas ago