Imagem:Divulgação/Crédito AHMJSA
A Sala de Pesquisa do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami abre para visitação, do dia 11 de maio até 16 de junho, e recebe a exposição “Patrimônio Histórico: Caso de Vida ou Morte”, concebida em 1982 por Juventino Dal Bó, que na época era servidor do então Museu e Arquivo Histórico Municipal, com base em imagens e documentos preservados pela instituição.
Apesar de ter sido originalmente exibida há décadas, a mostra didática composta por quadros feitos com colagens sobre placas de madeira, cobertos por película plástica transparente, permanece com o seu objetivo original, ou seja, informar o visitante sobre o patrimônio histórico em vários níveis – arquitetura, peças, ecologia, entre outros – para assim, promover a preservação da identidade cultural.
A exposição tem acesso gratuito e estará aberta para visitação entre maio, mês no qual é comemorado o início do primeiro ciclo imigratório italiano no Brasil, e junho, mês em que é celebrado o ato de emancipação de Caxias do Sul, que aconteceu em 20 de junho de 1890.
A mostra, que inclui itens documentais do acervo do Arquivo Histórico, faz parte do acervo itinerante do Museu Municipal.
Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…
A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…
A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…
Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…
O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…