Cultura

Arquivo Histórico de Caxias do Sul realiza a 2ª edição da ação cultural ‘Indígenas e contextos urbanos’

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, de Caxias do Sul, realiza a 2ª edição da ação cultural “Indígenas e contextos urbanos: apagamentos históricos e retomadas na Serra Gaúcha”. A ação será realizada de 22 de abril a 8 de maio, na Sala de Pesquisa do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. A entrada é gratuita.

A programação conta com roda de conversa, exibição e bate-papo sobre documentário relacionado ao tema, e exibição de uma mostra itinerante. As atividades integram calendário do Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, reforçando a trajetória do Arquivo Histórico Municipal em sua reconstrução como arquivo plural, aberto a reflexões e à diversidade de sujeitos e de culturas.

Exibição da Mostra Itinerante “Herança Arqueológica e Indígena do RS”: De 22 de abril a 31 de maio de 2024, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas: A mostra é formada pela junção de dois conjuntos de peças que formam a coleção do acervo etnológico do Museu de História Júlio de Castilhos (MJC/Sedac) e a compilação de 30 fotografias doadas pelo fotógrafo Fernando Pires.

Roda de Conversa “Diálogos de memória: saberes tradicionais indígenas, história e arqueologia”: Dia 26 de abril, a partir das 19 horas. Com mediação de Pâmela Cervelin Grassi, servidora do Arquivo Histórico Municipal, e as participações de Raquel Pereira Braga, historiadora e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAS/UFPel) com ênfase em Arqueologia; Orilde Ribeiro, professora da Escola Indígena Nivo, na comunidade Kaingang Pãnónh Mág, em Farroupilha (RS) e acadêmica do curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha; e Guilherme Maffei Brandalise, mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGH/UFRGS) e Analista em Assuntos Culturais do Museu de História Júlio de Castilhos (MJC/Sedac).

Exibição do documentário “Konhun Mág – o caminho da volta à floresta de Canela” e roda de bate-papo: Dia 08 de maio de 2024, a partir das 19 horas. Com as participações especiais de indígenas e a liderança Cacique Maurício Vem Tánh Salvador, para abordar sobre a produção do filme e processo de retomada de território.

A ação cultural tem o apoio do Museu de História Júlio de Castilhos (MJC/Sedac), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha e VIELAS Espaço cultural.

Para visitas e participações de grupos, é necessário realizar inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (54) 3901-1318 ou pelo e-mail do Arquivo Histórico: arquivohistorico@caxias.rs.gov.br.

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

16 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

16 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

18 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

18 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

18 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

21 horas ago