Cultura

Ana Botafogo e Liana Vasconcelos na abertura do Bento em Dança

Durante oito dias, Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho passará a ser a Capital da Dança. De 6 a 13 de outubro, uma jornada de oficinas durante o dia e concursos à noite integrará bailarinos de diversos estados brasileiros e países.

Reconhecido como um dos principais festivais de dança do país, o Bento em Dança chega a sua 26ª edição com a notoriedade de grandes nomes como Ana Botafogo e a bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Liana Vasconcelos, que sobe ao palco com ‘A Morte do Cisne e Esmeralda’. Neste dia, a programação inicia às 18h no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Ingressos podem ser adquiridos no local a R$ 20.

Ana Botafogo é, sem dúvida, o principal nome da dança clássica brasileira. Ela, além de Carlinhos de Jesus, manifestaram-se em vídeo a favor da continuidade do Bento em Dança, em razão do anúncio na edição passada do término do festival por falta de incentivo. O apoio se confirma com sua presença na noite de sábado, 6, quando o palco será dividido por diversas escolas no primeiro dia do concurso. Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança são os gêneros desta primeira fase (6 a 9 de outubro). A Fase B, de 10 a 12 de outubro, contemplará Danças Urbanas, Sapateado e Jazz.

Para a organização do Bento em Dança, a continuidade do evento é também a certeza de que a arte da dança segue viva num palco que já recebeu mais de 150 mil bailarinos. “É emocionante olhar para trás e ver o que o festival já proporcionou a milhares de bailarinos. Todos os anos, premiamos bailarinos com bolsas de estudo. Este é um dos nossos compromissos que seguimos a risca desde o início, talvez um dos mais importantes. Nessa caminhada, vimos estudantes se tornarem grandes bailarinos e coreógrafos. Começaram aqui, nas oficinas, foram para o palco e hoje trazem alunos e viajam o mundo sempre embalados pela dança”, destaca a presidente Erci Grapiglia. A expectativa é que a comunidade abrace o Bento em Dança e aproveite para mergulhar na arte da dança, assistindo aos espetáculos.

 Em 26 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Este ano serão cerca de 500 coreografias num total de 32h de espetáculos em oito noites. Durante o dia, 69h de aula, sendo 36h na Fase A e 33h na Fase B. Alex Neoral, André Rockmaster, Bárbara Rey, Cícero Gomes, Cláudia Zaccari, Edson Santos, Gustavo Côrtes, Luiz Fernando Bongiovanni, Moacir Corrêa, Monique Paes e Teresa Augusta. Estes são os nomes dos professores confirmados para o 26º Bento em Dança. Elesterão dupla jornada, ministrando aulas durante o dia e avaliando as coreografias à noite, durante o concurso.

Quem é Liana Vasconcelos?

Liana Vasconcelos é bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e pela Royal Academy of Dance, de Londres. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre pela Fundação Casa de Rui Barbosa/UFRJ, com o projeto de pesquisa que propõe a criação de um Museu da Dança no Brasil. Segue uma carreira independente como solista de Ballets de repertório. Desde 2014 é bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É bailarina e produtora do Duo Cello e Movimento. Em setembro de 2017 representou o Ballet Clássico brasileiro no BRICS Cultural Festival em Xiamen, na China, onde dançou o Grand Pas de Deux de “Le Corsaire” e ministrou Master Class para as alunas de Ballet da Escola de Artes de Xiamen. Desde 2018 é professora de Ballet Clássico da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

FASE A – 6 a 9 de outubro – Clássico e Contemporâneo

FASE B – 9 a 12 de outubro – Danças Urbanas, Populares (folclore, a caráter, étnicas e dança de salão), Sapateado, Jazz e Estilo Livre. 

PROGRAMAÇÃO CONCURSO – Gêneros de cada noite

Dia 6 (18h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança

Dias 7 e 8 (19h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança

Dia 9 (19h) – Jazz, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança

Dia 10 (16h) – Mostra Aberta – Via Del Vino, abertura da Feira do Livro

(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,

Dia 11 (19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,

Dia 12 (14h) Batalhas de Hip Hop (entrada gratuita)

(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Sapateado, Danças Urbanas

Dia 13 (19h) – Gala de Encerramento com apresentação dos premiados de 2018

O Programa de oficinas detalhado está disponível em nosso site www.bentoemdanca.com.br

SERVIÇO

Quando: 6 a 13 de outubro de 2018

Onde: Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Noite abertura: 18h

Demais noites (concursos): 19h

Ingresso: R$ 20 no local

Números do 26º Bento em Dança

Coreografias: 500

Horas de espetáculos: 32h em oito noites

Participações: 5.200

Oficinas: 19

Horas de aulas: 69h – 36h Fase A – 33h Fase B

Fonte: Conceito Com / Foto: Monica Lopes (@monicalopesfoto) / Divulgação

Principal nome da dança clássica brasileira: Ana Botafogo.
Sani Chiavenato

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

10 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

12 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

15 horas ago