Cultura

Acervo de Artes Plásticas de Caxias do Sul comemora 20 anos com exposição

A “Exposição Comemorativa: AMARP 20 ANOS” e lançamento da digitalização do acervo abrirá no dia 10 de maio, às 19h, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A exposição é uma realização da Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura.

O fortalecimento da cultura caxiense passa pela percepção de que conservar e proteger o patrimônio artístico também significa criar meios de aproximação entre arte e sociedade, e, realizar exposições com obras deste acervo é um dos caminhos para este enriquecimento. As exposições com obras do AMARP (Acervo Municipal de Artes Plásticas) acabam sendo a forma principal de dialogar e nos comunicar com a sociedade, apresentando diversidade e pluralidade conceitual com intuito de circulação, apreciação e valorização das obras e artistas do nosso acervo.

Contribuindo com este movimento, as exposições do acervo são acessíveis, tornando mais ampla sua apreciação, e aproximando todos os públicos. A acessibilidade em exposições de arte desempenha um papel fundamental na inclusão e no enriquecimento da experiência cultural para todos os visitantes. Ao garantir que as exposições sejam acessíveis a pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou cognitiva, as instituições culturais não apenas cumprem princípios de equidade e justiça social, mas também enriquecem a diversidade de perspectivas e experiências que podem ser compartilhadas através da Arte.

Para uma celebração de 20 anos de história, relembrando sua história desde sua origem, em 1975, paralelo à exposição da Galeria de Artes, será reapresentada e resgatada a primeira exposição realizada como Pinacoteca Aldo Locatelli. A exposição acessível “Pinacoteca 1975: A origem do Acervo Municipal de Artes Plásticas” abrirá no mesmo dia na Sala de Exposições do Centro de Cultura.

Além das exposições, na noite do dia 10 de maio a Unidade de Artes Visuais tornará pública a digitalização de todas as obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas, apresentando fotografia das obras e informações dos artistas. A digitalização de um acervo e sua disponibilização ao público de forma gratuita representam um marco significativo na democratização do acesso à cultura e ao patrimônio artístico. Ao tornar as obras de arte acessíveis a todos, independentemente de barreiras geográficas, econômicas ou sociais, a digitalização amplia o alcance e o impacto da arte, permitindo que pessoas de diferentes partes do mundo possam explorar e apreciar obras de valor histórico e cultural inestimável.

A digitalização do acervo, além das exposições, constitui em um instrumento-chave para permitir o acesso público aos conteúdos do acervo. Essa iniciativa não apenas promove a educação e a pesquisa, facilitando o estudo detalhado das obras e seus contextos, mas também fortalece os laços entre as comunidades e a arte, inspirando criatividade, reflexão e diálogo intercultural.

Ao disponibilizar o acesso gratuito, a digitalização do acervo de artes promove a inclusão social, garantindo que o conhecimento e o prazer proporcionados pela arte estejam ao alcance de todos, independentemente de sua condição financeira ou localização geográfica. Dessa forma, a digitalização de um acervo de artes de forma pública e gratuita não apenas preserva e promove o patrimônio cultural, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais informada, diversa e conectada através da arte.

A abertura da exposição “Exposição Comemorativa: AMARP 20 ANOS” contará também com visita à “Pinacoteca 1975: A origem do Acervo Municipal de Artes Plásticas” que apresenta o recorte da primeira exposição realizada no Museu Municipal, na época da Pinacoteca, em 1975. A exposição estará na Sala de Exposições. Em seguida, a programação segue na Reserva Técnica do acervo com uma visita guiada completa para todos convidados.

A exposição permanecerá até o dia 09 de junho em cartaz, tem classificação indicativa LIVRE, podendo ser visitado de domingo a domingo de forma totalmente gratuita, nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.

O AMARP DIGITAL e a UAV DIGITAL a partir de agora estão em: https://artesvisuais.caxias.rs.gov.br/

Serviço
Abertura da “Exposição Comemorativa: AMARP 20 ANOS”
+ Lançamento da Digitalização do acervo – AMARP DIGITAL
+ Visitação “Pinacoteca 1975: A origem do Acervo Municipal de Artes Plásticas”
+ Visitação Reserva Técnica Acervo Municipal de Artes Plásticas

Dia: 10 de maio de 2024, às 19h.
Período: 10 de maio a 09 de junho de 2024
Visitação Presencial: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visitação Online e AMARP: https://artesvisuais.caxias.rs.gov.br/

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

13 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

14 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

15 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

15 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

15 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

19 horas ago