Cultura

A Cia A Trupe Dosquatro apresenta espetáculo ‘Mundus immundus2’ em Bento Gonçalves

A Cia A Trupe Dosquatro volta à cena com o espetáculo Mundus immundus2 na
UCS – Campus Bento Gonçalves, nesta sexta-feira, dia 09 de maio, às 19h30, uma obra de teatro contemporâneo que mexe com os sentidos do espectador. A entrada é gratuita, porém deve ser agendada a participação pelo telefone 54 999849317 (whatsapp). Também não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

Em Bento Gonçalves o teatro contemporâneo ainda é sinônimo de novidade, na atualidade não existem produções que fazem uso desta linguagem/processo para montagens cênicas, fato este que expressa o quanto é necessário e importante desenvolver este seguimento em nossa cidade.

Esse gênero teatral não possui uma técnica definida ou rígida, muito pelo contrário, é um gênero que permite as mais variadas possibilidades de metodologias e formatos de criação (características da arte contemporânea). O teatro contemporâneo se revela como um rizoma tocando todas as outras artes (música, teatro, vídeo, artes visuais), por vezes, se mestiçando num distanciamento entre o ator e o palco.

O Projeto “Mundus Immundus2” é um exemplo da utilização da metalinguagem para criação de um espetáculo contemporâneo, no qual, o “palco” possui uma estética singular, com a presença e ausência de um ator/personagem o seu multi-monólogo em cena.

O espetáculo tem direção de Edson Possamai e atuação de Cristian Bernich, artistas bento-gonçalvenses que construiriam uma cênica linguagem única ao longo de mais de 20 anos de carreira. Esse novo espetáculo criado pelos artistas, foi elaborado a partir de uma adaptação de um monólogo teatral que conta a história surpreendente da personagem “Cabrita”, uma mulher que (sobre)vive em um lixão relatando suas memórias e como ela chegou à “vida no lixo”.

Um drama com a investigação policial de um assassinato, permeado com momentos de tragicomédia: a revelação da história de uma catadora de lixo que é investigada como a principal suspeita da morte de uma mulher indigente com o corpo encontrado no lixão. Durante a narrativa, a personagem Cabrita (con)fundem-se ao ator criando uma aproximação e distanciamento do cotidiano, até chegarmos a um desfecho surpreendente.

O Mundus Immundus 2 nos faz refletir sobre uma das questões mais importantes deste novo século: o lixo, em suas mais variadas concepções. Propõe uma reflexão acerca dos lixos que cercam (e habitam) o ser humano: a falta de qualidade, a massificação, a superficialidade, o descartável – assim como o reciclável -, o aproveitável, o refugo como fonte de vida.

Como noutros processos criativos da Cia A Trupe Dosquatro, este não foi diferente, os artistas são sempre intérpretes/criadores, podendo elaborar, coreografar e criar cenas, mas sempre com um olhar atento da direção. Edson Possamai: “Creio que esse será um dos trabalhos mais diferente que produzimos, certamente, é algo inovador na cidade, inclusive para nós, pois é a primeira vez que faremos uso de tecnologia em cena”.

À frente da Cia A Trupe Dosquatro, Edson e Cristian pesquisam o “humano” partindo das memórias afetivas e, sempre, a presença/ausência do corpo é uma algo que motiva as criações. Nesse trabalho o espectador estará literalmente dentro da cena abrindo os sentidos para perceber o ator na sua presença de atuação, mas ao mesmo tempo se ausentando como personagem em cena. Cristian: “Foram muitas experimentações que fizemos até chegar a esse resultado; estudei o texto inúmeras vezes, criei personagem no gênero masculino, feminino, trans, até chegarmos à “Cabrita” que será apresentada”.

Por se tratar de uma metalinguagem, o ator se relacionará consigo por meio de vídeos feitos com sua própria imagem, serão vídeos produzidos com linguagem também contemporânea – numa relação direta com a obra e sua contemporaneidade –, ou seja, filmados por um celular, o qual estará em cena também. A aparição física do ator na cena é incerta e poderá ocorrer de acordo com o andamento da produção da obra, mestiçando o real e o virtual.

O espaço cênico que se configura como uma instalação artística por meio do cenário de iluminação, no qual o público está inserido. O ator utiliza de elementos técnicos para criar múltiplas possibilidades corpóreas e efeitos de iluminação que são parte do espetáculo assim como o cenário que é uma espécie de andaime.

Este espetáculo é proposto como inovador e inédito na cena artística de Bento Gonçalves, indicando que é possível prestigiar teatro de variadas formas, mesmo que não sejam as convencionais. Mundus immundus2 é uma peça que instigante, composto de uma instalação visual e vídeos que serão transmitidos durante a apresentação para o público.

O espetáculo é parte do projeto “Espaços continuum”, que conta com mais 04 performances que ocorrerão em espaços públicos e uma palestra sobre processos criativos em arte que será realizada de forma online, com a produção de Rosane Marchetto, Sinara Gnoatto e Fernanda Moreira Rodrigues.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

Patricia Larentis

Recent Posts

Festival Brasa, Beer e Rock é neste sábado em Bento Gonçalves

A primeira edição do Brasa, Beer e Rock acontece neste sábado, dia 10 de maio,…

3 horas ago

9ª Feira do Livro Infantil Sesc contemplará mais de 3.500 crianças, em Bento Gonçalves

Evento cultural será realizado em 46 escolas públicas do município da Serra Gaúcha De 14…

5 horas ago

Café literário recebe escritor Rafa Iotti em Caxias do Sul

Em celebração ao Dia das Mães, o Sesc Caxias do Sul convida o público para um encontro…

5 horas ago

Ingressos antecipados para ExpoBento e Fenavinho têm valor promocional

Venda está disponível tanto de modo online, pelo WhatsApp, como em pontos físicos Além das…

7 horas ago

Espetáculo “Caminhos que cruzei, Amigos que encontrei” comemora 25 anos em Caxias do Sul

Pioneiro na temática em Porto Alegre e entre os quatro espetáculos espíritas a mais tempo…

7 horas ago

Viva com Saúde – 08/05/2025 – Estimular o cérebro ajuda a evitar o declínio cognitivo?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre estímulos cerebrais. A ciência que define…

10 horas ago