Foto: Divulgação/Crédito Marina Rech
Exposição itinerante “Era uma vez…” presta homenagem emocionante, eternizando a contribuição do artista à cultura e à infância no coração dos leitores
O II Festival do Leitor Quindim de Caxias do Sul presta uma homenagem especial a Ziraldo (1932–2024), um dos três grandes nomes celebrados nesta edição do evento, com a exposição itinerante “Era uma vez…”. A mostra reúne 20 obras que exaltam a trajetória do multiartista que marcou gerações com genialidade, humor e compromisso com a infância, a liberdade de expressão e a cultura brasileira.
Ziraldo foi jornalista, cartunista, escritor, ilustrador, caricaturista, ambientalista e pensador. Um artista completo, cuja obra transbordou livros – mais de 200 títulos, muitos premiados e traduzidos – para invadir o teatro, o cinema e o imaginário coletivo. Criador de personagens icônicos como O Menino Maluquinho, ele também foi símbolo de resistência em tempos difíceis, usando a arte como instrumento de crítica e reflexão.
A exposição “Era uma vez…” é fruto da parceria entre o Instituto de Leitura Quindim (ILQ) e o Instituto Ziraldo, que cuida do acervo visual e intelectual do artista. A mostra é um reencontro afetivo com a obra de Ziraldo e reforça a missão do festival: promover o encontro entre leitores e a literatura como ferramenta de transformação social.
A relação entre o ILQ e Ziraldo sempre foi marcada pela admiração mútua, trocas criativas e um carinho genuíno. “Sempre tivemos uma relação muito próxima com o Ziraldo. Ele nos indicava livros, participava das nossas discussões, sempre muito próximo da ilustração, da leitura, da literatura. Era um querido, e o Quindim sabe da importância do trabalho do Ziraldo para inúmeras gerações e vamos continuar promovendo a obra do artista”, afirma o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.
Ziraldo é um dos homenageados do festival, ao lado de outros dois nomes que também contribuíram significativamente para a literatura e a cultura mundial e brasileira: Marina Colasanti e José Clemente Pozenato.
A mostra “Era uma vez…” é, portanto, não apenas uma homenagem, mas um convite para redescobrir o olhar único de um artista que desenhou o Brasil com cores, coragem e sensibilidade.
Sobre o II Festival do Leitor Quindim
Com o tema “O encontro nos faz existir”, o II Festival do Leitor Quindim segue até o próximo domingo, dia 4 de maio, no Shopping Villagio Caxias, com uma programação intensa e gratuita para todas as idades. Reunindo mais de 80 escritores, ilustradores e educadores de diversas regiões do país, o festival transforma a literatura em uma força viva de encontro e transformação.
Confira abaixo a programação desta sexta-feira, dia 02 de maio:
8h – Encontro com o autor Antonio Schimeneck (POA)
9h – Encontro com a autora Mariana Massarani (RJ)
10h – Encontro com o autor Fernando Vilela (SP)
11h – Encontro com o autor Guto Lins, (RJ)
14h – Bate-papo com a autora Morgana Domênica e lançamento do livro “Já pensou?” (Lajeado)
15h – Encontro com a autora Stela Barbieri (SP)
16h – Contação de histórias com o autor Antonio Schemenek – POA
17h – Bate-papo “Literatura e infâncias: a importância das narrativas para estruturar e nomear o mundo”, com os autores Stela Barbieri (SP), Volnei Canônica (CXS), com mediação do psicólogo e mestrando em filosofia Leonardo Buziki (CXS)
18h – Bate-papo: “Literatura e Patrimônio”, com a escritora Tadiane Tronca (CXS) e mediação do arquiteto urbanista, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – núcleo Caxias do Sul e parte do Coletivo MEIO Mauricio Rossiini dos Santos
19h – Apresentação do teatro documental “Enreduana” (DF) – Texto e direção: Roger Mello. Elenco: Camila Marliere Barcellos, Leo Thieze e Tibor Fittel. Produção: Larissa Lopes
Prêmio Nacional Bem-Te-Vi de Literatura Infantil
Durante o festival, também foi lançado o Prêmio Nacional de Literatura Infantil Bem-Te-Vi, promovido pela Physalis Editora em parceria com o Instituto de Leitura Quindim, a Reinações: Coletivo de Leitura e a ONG Cirandar. O objetivo é incentivar a produção literária voltada ao público infantil, premiando uma obra inédita em língua portuguesa. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 1º de maio a 30 de junho de 2025 pelo e-mail premiobemtevi@gmail.com. O vencedor será anunciado em outubro e receberá R$ 3.000, além da publicação do livro pela Physalis Editora. O edital completo está disponível em: https://www.physaliseditora.com/_files/ugd/60175a_c1f0579f11c64545b09773719e4bebce.pdf.
Programe-se:
II Festival do Leitor Quindim
Quando: Até a 4 de maio
Onde: Instituto de Leitura Quindim (no Shopping Villagio Caxias)
Horários:
Sexta: das 8h às 20h
Sábados: das 10h às 20h
Domingos: das 14h às 20h
Ingressos: Gratuito
A programação completa do II Festival do Leitor Quindim está disponível no link https://www.institutoquindim.com.br/s-projects-side-by-side.
Foi na pequena Monte Belo do Sul que o norte-americano Michael Scott Carter decidiu iniciar…
Evento reuniu comunidade cultural, apresentou balanço das ações e aprovou novas proposições para o futuro…
Os 58 anos de história da Universidade de Caxias do Sul se misturam com a…
Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, começa a entrar no clima para o 33º FestiQueijo, o…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as características que diferem a atividade…
Hoje é o Dia Mundial do TrabalhoO santo do dia é São José Operário. A…