É possível inverter a lógica fast food preparando um espetacular burger com muito sabor e boas escolhas. É isso que o Slow Food Primeira Colônia Italiana vai fazer durante o Natal Borbulhante de Garibaldi, no dia 17 de dezembro. Nessa noite, os voluntários do movimento vão preparar hambúrguer com ingredientes locais: das 19h às 22h, na Praça Loureiro da Silva.

O movimento Slow Food, criado na Itália, em 1986, é uma associação internacional sem fins lucrativos que defende o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial e produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto os produtores. O líder local do Slow Food, Rodrigo Bellora, explica que, para o movimento, as relações entre uma refeição e o planeta são indissociáveis.

O Natal Borbulhante é realizado pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. A programação se estende por 10 dias e começa com o acendimento das luzes de Natal na rua Buarque de Macedo. Esse ano, o evento será de 11 a 20 de dezembro e todas as noites, haverá atrações artísticas na praça. A coordenação gastronômica é do SHRBS e da Aviga para as vinícolas.

Mais sobre o Slow Food

O lema alimento “bom, limpo e justo” que o Slow Food difunde diz respeito ao prazer da alimentação redescobrindo os sabores e ingredientes da cozinha regional, valorizando a produção agrícola do entorno, preservando as raízes gastronômicas locais e respeitando a sazonalidade na oferta de alimentos. Qualquer um pode – e deve – ser membro do Slow Food. O movimento é baseado no voluntariado e ativismo.

O convívio Slow Food Primeira Colônia Italiana tem sede em Garibaldi e conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura local. O grupo difunde os conceitos do movimento por meio de mesas redondas, participação em eventos, educação para o gosto e a troca de experiências entre produtores, cozinheiros e consumidores.

Slow Burger no Natal Borbulhante 

Quando: 17 de dezembro, segunda-feira

Horário: das 19:00 às 22:00

Onde: Praça Loureiro da Silva, Garibaldi

O que: Burger preparado pelos voluntários do Slow Food Primeira Colônia Italiana com ingredientes locais (teremos opção vegetariana)

Quanto: R$ 20 cada burger

Atrações:

20h: Quarteto de Sax da Orquestra Municipal de Garibaldi

21h: Laura Dalmás e Banda Cabelo Cacheado 

Saiba mais sobre o convivium local do Slow Food:

https://www.facebook.com/slowfoodprimeiracolonia/

https://www.instagram.com/slowfoodprimeiracolonia/

 

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação