O príncipe britânico Philip, marido da rainha Elizabeth, morreu aos 99 anos de idade, informou o Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (09). Ele completaria 100 anos em julho.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda. Novos anúncios serão feitos oportunamente”, disse o comunicado oficial.

A causa da morte não foi divulgada. Em fevereiro, Philip foi internado após se sentir mal. Ele acabou passando por uma cirurgia no coração e ficou mais de um mês internado.

Com nome oficial de Duque de Edimburgo, Philip e Elizabeth se casaram em 1947, cinco anos antes da rainha assumir o trono britânico após a morte do pai, o rei George VI.

Ao longo dos 69 anos de reinado de Elizabeth, o consorte real acompanhou a mulher em visitas oficiais, jantares e recepções de Estado, cerimônias, entre outras tarefas reais.

Em entrevista ao jornal Independent, em 1992, afirmou que “tentou tirar o melhor da vida de coadjuvante”, mas não escondeu que preferia ter continuado na Marinha.

Fonte: Terra / Foto: Reprodução internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here