A Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, situada junto ao Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312 – Bairro Panazzolo) servirá de palco, no dia 1º de setembro, para o evento de lançamento de uma obra que se propõe como marcante no cenário do canto coral gaúcho e nacional.

Trata-se do livro “CHORUS: Composições e Arranjos de Alcides Verza”, que vem a público com o intuito de proceder a um resgate histórico por meio do registro de uma seleção das partituras para canto coral cujos arranjos decorrem do talento do maestro Alcides Verza, que há cinco décadas se dedica à música e à regência do canto coral no Rio Grande do Sul. Com início marcado para as 16h, o evento contará com uma apresentação especial a cargo dos seis corais atualmente regidos pelo maestro, seguida de coquetel para convidados, autoridades e imprensa.

O livro, que não estará à venda e terá distribuição restrita e dirigida, apresenta um acervo de partituras distribuídas em três seções distintas, caracterizadas como “Composições Próprias” (material autoral produzido pelo próprio maestro), “Folclore Italiano” (arranjos produzidos por Verza) e “Diversos” (arranjos de canções do folclore brasileiro, do folclore internacional, músicas natalinas, músicas sacras e canções eruditas).

Essas dezenas de partituras, selecionadas a partir da curadoria da maestrina Cibele Tedesco, representam um patrimônio cultural que resgata a trajetória do maestro e também supre uma lacuna e um anseio por partituras para canto coral existente no meio musical gaúcho e brasileiro. A biografia do maestro e os textos introdutórios às seções de partituras estão a cargo do jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst.

Alcides Verza é gaúcho, natural do município de Vacaria, nascido em 30 de janeiro de 1947. Apaixonado pela música e pelo canto coral desde jovem, construiu sua vida tendo como foco a dedicação à sua grande paixão, que é a música e o canto coral. Ao longo de mais de cinco décadas de atividades, o maestro, compositor e arranjador acumula em seu currículo a organização e a regência de dezenas de coros em diversos municípios do Rio Grande do Sul, somando milhares de apresentações, dezenas de discos gravados e uma gama significativa de arranjos feitos para canto coral.

Entre os coros pelos quais passou, figuram: Coral Municipal de Caxias do Sul, Coral Municipal de Ijuí, Coral Municipal de Santa Rosa, Coro Masculino Monte Carlo, Coral da Eberle, Coral da Randon, Coral da Marcopolo, Coral Municipal de Farroupilha, Coral Municipal de Carlos Barbosa, Coral da Maison Forestier, Coro do Centro Cultural de Veranópolis, Coro Municipal “Monte Vêneto”, Coral Tramontina, Coral Santa Juliana de Mato Perso, Coral do Santuário de Caravaggio, entre outros. Muitos dos coros citados seguem sendo regidos pelo maestro.

O projeto de edição do livro “CHORUS: Composições e Arranjos de Alcides Verza” foi aprovado e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, contando com o apoio cultural das empresas Randon e Marelli, bem como com o apoio da Tramontina.

Mais informações pelos telefones das produtoras culturais: 9-9117-0564 (Cleri Pelizza) e 9-9676-7884 (Magali Quadros).

Fonte: Assessoria de Imprensa  / Foto: Márcia Dall’Ago

O grupo é coordenado pelo maestro Alcides Verza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here