Os 67 idosos que recebem atendimento médico, assistência social, alimentação e atenção no Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul, pedem ajuda. Com o baixo número de doações nos meses de janeiro e fevereiro, o estoque de alimentos e produtos higiênicos baixou significativamente.

Após um pedido no Facebook da entidade, centenas de caxienses se mobilizaram e doaram principalmente alimentos na semana passada. Mas, a casa de acolhimento ainda precisa de ajuda. O Lar é mantido por donativos e não tem apoio do poder público. 20 vagas são destinadas para idosos por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), que faz o pagamento de 50% do auxílio.

De acordo com a presidente do Lar da Velhice São Francisco de Assis, Analice Carrer, a casa precisa de auxílio com produtos de higiene pessoal, alimentos e produtos de limpeza.

“Eles precisam se alimentar, precisam de banho, roupas, de tudo. Ali fora não tem ninguém por eles. Aqui eles tem conforto, remédio na hora certa, o carinho da equipe que trabalha aqui. Nosso estoque estava muito baixo. A comunidade atendeu o nosso apelo e estamos emocionados com isso. Precisamos ainda de produtos de limpeza, de higiene, temos muitos idosos com restrições ao açúcar, então precisamos de alimentos diet, por exemplo”, destaca.

Os idosos também necessitam de fraldas geriátricas, especialmente nos tamanhos G e GG. No Lar, são utilizadas cerca de 300 fraldas por dia, o que, mensalmente, chega a quase 3 mil unidades.

Os idosos acolhidos no Lar da Velhice são vítimas de abandono das famílias, alguns até de maus-tratos. Analice explica que existe uma lista de espera para ingresso na casa de acolhimento.

“Tempos a capacidade de, no máximo, 70 pessoas. E muitos nos buscam e apelam por uma vaga. Temos um critério de avaliação para se candidatarem. Tem gente que vem aqui visitar e se emociona. Mas, eles (idosos) estão felizes. Muitos me pedem ‘não me deixa sair daqui’. Eles são felizes com a nova família que formaram aqui dentro”, ressalta.

Necessidade
Hoje, o Lar da Velhice São Francisco de Assis, precisa da doação, principalmente, dos seguintes itens:
Produtos Diet – geleias, gelatinas, adoçantes e açúcar
Leite condensado e creme de leite
Guardanapo branco
Sacos de lixo de 100 e 60 litros
Papel Higiênico
Água Sanitária
Desinfetantes
Sabão Líquido
Sapólio
Hidratante Corporal
Fraldas Geriátricas – Tamanhos G e GG

Em relação aos alimentos, a população caxiense doou uma boa quantidade, mas, alguns itens ainda podem ser levados para o Lar, como:
Chás (diversos)
Farinha de Trigo
Açúcar
Azeite
Café
Vinagre
Produtos em Conserva (pepino, azeitona, ervilha, milho, pêssego)
Frios (presunto, queijo, salame, nata, requeijão)
Gelatinas
Chimia
Extrato de Tomate
Bolacha Maria
Achocolatado
Leite (desnatado, semidesnatado e sem lactose)

Também podem ser doados shampoo, condicionador, gases, luvas para procedimentos, algodão em rolo, gilete e afins. Os interessados em fazer as doações podem levar os produtos diretamente no Lar da Velhice São Francisco de Assis na Rua Antônio Pieruccini, nº 85, próximo ao Hospital da Unimed, no bairro Marechal Floriano. Qualquer informação adicional, o contato é pelo telefone (54) 3225.1677.

Fonte: Leouve / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here