O grafiteiro Pixote Mushi e um grupo de artistas da arte urbana caxiense farão um grande mural na fachada lateral da Gpaniz, na entrada do Bairro Canyon (Rua da Felicidade), na Zona Norte de Caxias do Sul, domingo, dia 4 de julho. A criação integra o Projeto SAMbA Território Urbano – Residência de artista 2021, do Instituto SAMbA, num diálogo de ações artísticas com a Fluência Casa Hip Hop que inclui oficinas de dança e graffiti, residência, dentre outras ações artísticas e culturais.  

O visitante Pixote Mushi é um nome importante da cena da arte urbana contemporânea brasileira. Nascido em Diadema, na grande São Paulo, ele transitou por muros e concretos, entrando na paisagem do graffiti ainda na adolescência. Trabalhando também como produtor cultural e arte-educador, sua obra virou referência de traços que misturam a cultura popular, as figuras do povo, o preto e branco e a cor, em narrativas visuais em grandes murais que lembram o Cordel e a Xilogravura. Também atuou como designer, com arte digital, modelagem e animações 3D. Na sua formação estão cursos com mestres populares como Carlos Henrique, do Crato, no Ceará, e Mestre Jeronimo, em Diadema, e cursos de Xilogravura no Museu Lasar Segall, em São Paulo.  

Por aqui, ele vai dialogar na criação de um mural que terá também os traços de Andrigo Martins, Arthur Saraiva, Augusto Bazzo, Emanoel Gonçalves, Felipe Borges, Guilherme Borges, Guilherme Cavion, Gustavo Gomes, Henrique Moschetta, Mairon Carvalho, Mariele dos Reis, Muriel Jaci da Silva, Rafael Ferreira, Sabrina de Souza, Talisson Dornelles e Vinícius Marcon. Estes artistas locais foram selecionados para participar desta maratona de arte urbana em Caxias que resultará numa obra coletiva de 480 metros quadrados.

O lugar no bairro Canyon é uma referência dos moradores da região que, com pouca estrutura de lazer, usa aquele espaço para encontros e atividades de recreação e cultura. Além disso, faz parte da história da cena de arte urbana de Caxias. Nesta mesma fachada da Gpaniz, em 2012, rolou o primeiro evento dessa natureza, organizado pelo grafiteiro Gustavo Gomes em parceria com o Cami São José, projeto social residente no bairro Canyon. Durante sua permanência em Caxias, Pixote também participa de uma residência no Instituto SAMbA, que consistirá em experiências em atelier de xilogravura advindas de propostas do artista visitante e artista local Mara De Carli.

O SAMbA Território Urbano também terá oficinas pela manhã e à tarde, no dia 4, e, dia 10, as atividades rolam na Casa Fluência, no Santa Fé. Neste domingo, 4, rola oficina de Graffiti, com Fernanda Rieta, das 10h às 12h e, à tarde, das 14h às 15h, tem oficina de Breaking com Alexsander Machado. No dia 10, as funções na Fluência incluem oficina de Popping com Fernando Bittencourt, das 10h às 11h, e oficina de Graffiti com Andrigo Martins, das 17h às 19h.

Grafiteiro Pixote Mushi

Complementando e encerrando a residência, dia 11 será realizada, no espaço do Instituo SAMbA, uma roda de conversa com artistas e convidados, a exposição das obras e registros da experiência de atelier do artista Pixote Mushi e da Mara De Carli, e a apresentação do Clip do Muro, que será produzido durante a grafitagem do mural na Gpaniz.   E, outra ação gerada pela residência será um fanzine com informações e imagens de todo o processo, que será distribuído gratuitamente.

Todas estas ações do Instituto SAMbA afirmam uma proposta curatorial que busca o diálogo com artistas em que a xilogravura esteja na genealogia das suas poéticas e a estética visual, e artistas ou espaços em que a arte urbana seja a sua forma de expressão artística e linguagem.

O projeto é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação