O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está oferecendo duas possibilidades de prestação institucional de serviços (PIS) para a comunidade externa. O objetivo é apoiar produtores rurais, cooperativas, empresas, organizações sociais e prefeituras das regiões da Serra Gaúcha e do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente das cidades de Bento Gonçalves e Ibirubá.

O primeiro projeto de PIS aprovado a ser executado na instituição refere-se a análises químicas do solo, realizadas no Laboratório de Solos e Tecido Vegetal por servidores e estudantes do Campus Ibirubá, sob a coordenação do professor Ben-Hur Costa de Campos e da técnica em laboratório Sandra Meinen da Cruz. No período de 10 meses, projeta-se a realização de aproximadamente 1.000 análises de solo. Os laudos vão auxiliar na correção e adubação das áreas agrícolas dentro de critérios técnicos, evitando, por exemplo, a falta de nutrientes para as plantas e o uso excessivo que acarretaria em perdas econômicas e danos ambientais. Esta iniciativa visa atender a uma demanda regional, abrangendo principalmente os municípios de Ibirubá, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Selbach, Tapera, Colorado e Espumoso.

O segundo projeto será desenvolvido com apoio do Campus Bento Gonçalves sob a coordenação do professor Diovane Freire Moterle. Tem por objetivo realizar ações de avaliação da fertilidade do solo e melhoria da eficiência da adubação e calagem em áreas de cultivo de videiras, atendendo demandas oriundas do setor vitivinícola dos municípios da Serra Gaúcha. Essas demandas foram levantadas pelo setor vitivinícola do Rio Grande do Sul, que desde o princípio tem incentivado e se interessado como demandante na proposta. Para atingir ao objetivo proposto pela ação, serão oferecidos cursos de formação técnica, levantamento de dados, análises de solos e de folhas de videiras e a confecção de relatórios técnicos.

Os interessados deverão procurar os responsáveis pela prestação de serviços em cada um dos campi envolvidos:

Laboratório de Solos (Ibirubá): laboratoriodesolos@ibiruba.ifrs.edu.br ou 54 33248146
Avaliação da Fertilidade do Solo (Bento Gonçalves): diovane.moterle@bento.ifrs.edu.br ou extensão@bento.ifrs.edu.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here