Foto: Divulgação

Com o intuito de mostrar as belezas do interior de Farroupilha, famílias empreendedoras juntamente com o Poder Público fizeram de propriedades particulares, roteiros turísticos.

As particularidades da região serrana conta com seus pássaros símbolos, suas folhagens, gastronomia e cultura toda voltada aos imigrantes que um dia começaram a transformação que hoje podemos ver. Esse tipo de experiência tem sido denominada como turismo rural.

Além de fazer com que as pessoas tenham novos tipos de experiências e contato com as tradições e belezas da região, o turismo garante uma renda extra para as comunidades locais, ajudando na preservação do patrimônio local.

Através das Secretarias de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Rural, a Prefeitura de Farroupilha junto com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha e da Emater/RS, trabalhadores rurais que tinham a intenção de fazer de suas propriedades como atrativos para lazer começaram a fazer o curso de Turismo Rural.

Desde abril de 2017, mais de 10 famílias farroupilhenses fizeram 10 módulos sobre qualificação, implantação de pousadas, organização de propriedades entre outros assuntos ligados a estes temas e a partir desses encontros muitas ideias, entre elas o roteiro turístico Farroupilha Colonial.

O roteiro passa por diversos pontos que remetem muita esta região da Serra Gaúcha e pode ser feito totalmente de carro com o auxílio de um mapa do roteiro. Pontos separadamente também podem ser visitados.

Susana Maggioni Bertuol vice presidente do Sindicato Agricultores e proprietária da Casa Canjerana lembra como o projeto teve início:

“Houve demanda em eventos nas comunidades rurais para realizar uma formação em turismo rural. Então, através de uma parceria com a Secretaria de Turismo, foi realizada a primeira formação que foram 10 módulos com duração de 24 horas cada. Dessa primeira turma, como resultado foi apresentado o roteiro Farroupilha Colonial, então, com sete propriedades.”

Após isso, outras etapas foram cumpridas:

” Depois, num segundo processo de formação outras propriedades se agregaram as primeiras. No segundo curso, foram formatados os roteiros por distrito.”

Ela também ressalta que o roteiro já recebeu prêmios:

“Em 2019, o Farroupilha Colonial foi medalha de prata no prêmio nacional de turismo, e em 2021 foi selecionado entre 8 roteiros do Brasil para o edital Experiências do Brasil Rural”

A seguir você confere os roteiros do Farroupilha Colonial.

Casa Canjerana

Foto: Divulgação

Este é um espaço voltado para contemplação da natureza e preservação das histórias que o lugar traz consigo. A visita começa pela residência do local e depois seguindo por uma trilha, esta que o leva até o “Sanguanel” um homem que faz quem pisar em seu rastro perder a direção. Passando por este lugar misterioso as parreiras e a casa de alvenaria também podem ser acessadas.

O atendimento ocorre aos sábados e domingos mediante agendamento. Ela fica localizada na Linha Boêmios, 4º distrito, próximo a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Para contato o telefone é o (54) 9 9714-8436.

Acervo da Bea

Foto: Divulgação

Neste local é possível voltar no tempo, resgatando boas recordações. Documentos escritos à caneta tinteiro, objetos utilizados no trabalho rotineiro dos moradores e outros objetos que podem ser visualizados por aqueles que visitam o local.

O atendimento ocorre todos os dias da semana, sempre mediante a agendamento. A localidade fica na Avenida Monsenhor Albino Agazzi, nº 436, em Nova Milano. O telefone é o (54) 3268-0821.

De Luca Gastronomia Caseira

Foto: Divulgação

A história da família De Luca está na residência construída em 1950, juntamente com diversas delicias gastronômicas que podem ser encomendadas ou saboreadas ali mesmo como café colonial. É possível conhecer os animais, a produção de uvas e até fazer uma trilha até a “Toca dos Bugres”.
Sob agendamento, a visitação ocorre todos os dias da semana no em Nova Sardenha, 3º distrito. Para contato os números são: (54) 3259-1116 e (54) 9 9179-9162 (WhatsApp).

Vinícola De Cezaro

vinicoladecezaro.com.br

Em 1929, a família adquiriu propriedades na aposta da produção de uvas e após sete décadas buscando garantir uma qualidade de vida melhor à família e um produto diferenciado aos consumidores. Com a cultivação de uvas orgânicas na produção de sucos, vinhos e espumantes a empresa também se aprimora na questão biodinâmica.

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. Sábados e domingos, das 08h às 17h30. Localiza-se na Linha Caçador, 3º distrito. Para contato, o número é o (54) 3261-8510.

Casa da Cultura Sueca

Foto: Divulgação

O espaço apresenta todo o processo artesanal desde a produção do linho, da semeadura até a fiação. Utensílios, registros históricos e outros itens também podem ser encontrados na residência. A gastronomia sueca também é representada e para aproveitar um almoço ou café, pode reservar sua mesa sempre no 3º domingo de cada mês. Pavlovatårta, kanelbullar, köttbullar, sillsalad são algumas das atrações gastronômicas.

O atendimento ocorre todos os dias mediante agendamento. Localiza-se na Linha 47, Linha Jansen, 2º distrito. Para mais informações o telefone é o (54) 3261-9105, e também no (54) 9 9138-4095.

Espaço Biazolli

Foto: Divulgação

Com paisagem exuberante e ambiente cativante, o local conta com espaços para eventos corporativos e confraternizações. A família também recebe os visitantes com um breve almoço, café colonial e piqueniques.

A visitação do espaço pode ser feita todos os dias mediante a agendamento prévio. A localidade fica na Linha Jacinto, 2º distrito. O contato é o (54) 3260-1062, ou (54) 9 8124-3417.

G Parque

GParque.com.br

A localidade fica no interior de Farroupilha, onde oferece aos visitantes muita tranquilidade, lazer, diversão e momentos prazerosos. No roteiro estão inclusos caminhadas ecológicas, que leva a duas quedas d’água, rapel e escalada na pedra. Para quem quiser, é possível acessar a piscina e área de camping com churrasqueiras. Para as demais atividades é necessário entrar em contato com o local sobre valores.

Este local fica aberto no período de novembro a março, sábados e domingos das 9h às 18h. Está localizada na Linha Rio Branco, Vila Jansen, 2º distrito

Desbrave o espírito aventureiro que existe dentro de você e planeje logo o seu roteiro por esta região maravilhosa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here