“Eu segui a receita à letra e meu bolo ficou diferente”…Quantas vezes já dissemos isso. A verdade é que todo mundo já fez um bolo que deu errado, seja iniciante ou profissional. “O bolo não ficou igual ao da vizinha ou da amiga…ele murchou, ele cresceu demais, ele ficou cru”. ….É normal que um dia sua receita não dê certo e existem diferentes razões para que isso aconteça. Pode ser o forno, pode ser a temperatura, ou mesmo o jeito de bater a massa. Para não perder seu tempo, nem dinheiro jogado fora, confira aqui as 12 dicas para que sua receita de bolo dê certo. E claro, tente memorizá-las. Vamos os erros:

1. Substituir os ingredientes
Caso seja iniciante na cozinha, não se aventure muito em trocar os ingredientes. Leia um pouco mais sobre as possíveis substituições e uso o bom senso na hora de trocar os ingredientes.

2. Bater muito a massa
Filmes, novelas…sempre mostram alguém fazendo bolo e batendo muito. Nossas mães e avós também nos ensinaram assim. Mas para dar certo a receita, o importante é misturar os demais ingredientes e na hora de acrescentar a farinha, apenas fazer movimentos de baixos para cima, por exemplo, sem bater muito a massa do bolo. Bater demais a massa desenvolve o gluten da farinha e vai deixar seu bolo elástico.

3. Ingredientes úmidos
Ingredientes úmidos deixam seus bolos enqueijados. Quando fazemos bolos com frutas (frutos) , banana por exemplo, ou bolos de cenoura, utilize tamanho médio, e não grande. Quanto mais frutos, mais umidade terá seu bolo e não terá o aspecto desejado.
Outra dica também é peneirar a farinha e o fermento, pois eles podem estar úmidos.

4. Falta de umidade
Exatamente o contrário do erro anterior. Isso ocorre quando usamos receitas com ovos pequenos, por exemplo. A massa fica desequilibrada e o resultado será um bolo seco e esfarelado.

5. A escolha da farinha
A farinha ideal para se fazer bolo é a do tipo 45 que é pobre em glúten. É o contrário do pão que pede uma farinha com mais gluten que vai deixar a massa mais elástica.
Para os bolos, dê preferência também as farinhas sem fermento para ter uma proporção exata.

6. Falando em fermento
Nem muito, nem pouco, use a quantidade exata. Se tiver aquelas colheres plásticas de medida é ainda melhor que a balança, pois ela terá dificuldade em volumes pequenos.
Muito fermento, o bolo vai crescer, montar e logo em seguida, vai rachar. Pouco fermento, o bolo não vai crescer e pode ficar seco.
Outro erro: se o fermento ficou aberto por muito tempo, pode ser que ele tenha perdido suas propriedades. Uma dica é usar os sachês de fermento onde as quantidades costumam ser exatas.

7. Tipo de forma
Hoje em dia, há inúmeras formas. Cada receita pede uma forma adequada.
Ela deve ser preenchida até 3/4 do seu volume. Assim, terá ainda espaço para crescer. Quando colocamos pouca massa na forma, o bolo fica baixo e pode tornar-se seco. O mesmo quando a forma é grande para pouca massa.
Se usarmos uma forma pequena, a massa ficará condensada impedindo o cozimento no centro. Isso pode ser um dos motivos que seu bolo murche quando é retirado do forno.

8. Formas mal untadas
Unte a forma com manteiga/margarina e depois a farinha. Existem margarinas que contêm muita água. Isso pode ser notado no momento que untar a sua forma e verificar a presença de gotas de água, impedindo que a manteiga/margarina se adere na forma. São essas gotas que grudam na massa e impedem que o bolo se desenforme corretamente. Para evitar este risco, o melhor é untar com manteiga ou forrar com papel manteiga/vegetal. Existem já sprays para untar formas. São excelentes mas não são convenientes para massas com muita umidade ou massa com pouca gordura. O spray pode ser usado em receitas de bolos de iogurte, por exemplo, ou bolo 4 por 4, mas para um pão de ló ou massa úmida, o uso do spray não é adequado.

9. Forno com temperado desajustada
Um dos erros mais difíceis a serem corrigidos. Você precisa conhecer seu forno. Se ao colocar um bolo, ele cozinha rápido demais ficando logo queimado, provavelmente seu forno está desajustado. O mesmo vale para o bolo que demora a ser cozinhado. Forno desajustado somente um técnico pode equilibrar a temperatura.

10. Temperatura errada do forno
Verifique o que diz a receita. Mas os bolos geralmente são cozidos a 180ºC. Não adianta ter pressa. Não aumente a temperatura do forno para cozinhar mais rápido. Outra dica é pré-aquecer o forno. Aqueça-o de 15 a 20 minutos antes de colocar seu bolo. É o tempo ideal para alcançar a temperatura interna desejada. Não adianta pré-aquecer, por exemplo, 5 minutos antes de colocar a massa pois a temperatura não será alcançada a tempo.

11. Cozinhar demais, cozinhar de menos
Se o bolo estiver ainda cru por dentro, ao tirar do forno, ele irá murchar. Faça sempre o teste do palito. Ele deverá sair seco, nada grudado a ele. Seu bolo está queimado por cima e cru por dentro? Coloque uma folha de alumínio por cima do bolo. Isso evitará que ele se queime mais e a cozedura continuará normalmente.

12. Desenformar antes da hora
Nem muito tarde, nem muito cedo. Ao sair do forno, dê uma sacudida na sua forma (isso ajuda o bolo a se soltar) e espere 5 minutos antes desenformá-lo. Isso vale para a maioria dos bolos, mas existe exceções. Para o pão-de-ló, por exemplo, não deve ser desenformado quente. Um bolo com massa equilibrada pode ser desenformado quente. Use o bom senso. Geralmente, de 5 a 10 minutos, ao ser retirado do forno e desenformar, é um bom tempo.

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet