A Adobe, empresa estadunidense conhecida por programas como Adobe Reader e Photoshop, anunciou que trabalha em uma ferramenta de IA generativa para criar e editar música. O intuito é ajudar as pessoas que querem criar suas próprias canções, mas não possuem uma vasta experiência no assunto.
Com o nome provisório de Adobe Project Music GenAI Control, a inteligência artificial funciona a partir de comandos de texto e permite edições sem que o usuário abra um programa específico para isso.
É possível descrever o estilo que deseja adicionar, como “orquestra” ou “hip-hop”, para que o bot crie uma versão básica da faixa. A partir daí, basta mexer nas características para realizar a personalização desejável da música.
A tecnologia foi apresentada em um vídeo curto durante o evento Hot Pod Summit, nos Estados Unidos. Segundo a Adobe, os controles de edição integrados oferecem ferramentas que permitem a customização, que vai desde padrões de repetição a intensidade e estrutura do projeto.
Depois, as músicas podem ser remixadas e o áudio pode ser gerado como um loop para quem precisar de faixas de apoio ou música de fundo para vídeos ou apresentações.
“Uma das coisas mais interessantes sobre as novas ferramentas é que elas não servem apenas para gerar áudio”, afirmou o pesquisador sênior da Adobe Research, Nicholas Bryan. “Eles [Adobe] estão levando isso ao nível do Photoshop, dando aos criativos o mesmo tipo de controle profundo para moldar, ajustar e editar seu áudio. É uma espécie de controle de nível de pixel para música”, concluiu.
O Project Music GenAI Control está em desenvolvimento pela Adobe em parceria com a Universidade da Califórnia e a Escola de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon. Por ainda estar em um “estágio inicial” de experimentos, não há nenhuma previsão para o lançamento do bot.
Vale lembrar que no mercado já existe o AudioCraft da Meta, que consegue gerar sons e músicas a partir de comandos de texto, enquanto o Google trabalha na IA MusicLM que já pode ser testada. Fica a dúvida do quanto a tecnologia da Adobe vai se destacar perante a concorrência.
No entanto, vários músicos e artistas estão receosos com o impacto que a Inteligência Artificial pode ter na criatividade humana. Em resposta, uma ampla coalizão de músicos e artistas lançou uma “campanha de arte humana”, cujo objetivo é garantir que a inteligência Artificial não “corroa” a criatividade humana.
Vários sites já oferecem aos fãs a funcionalidade de criar novas músicas usando vozes parecidas com as das maiores estrelas do pop. O DJ francês David Guetta recentemente usou um site chamado Uberduck.ai para imitar a voz de Eminem e adicioná-la a um de seus instrumentais.
No entanto, Guetta afirmou que a tecnologia só poderia ser útil “como uma ferramenta” – como é o caso da bateria eletrônica. “Nada vai substituir o bom gosto”, disse ele. “O que define um artista é que você tem um certo gosto, um certo tipo de emoção que deseja expressar e vai usar todos os instrumentos modernos para fazer isso”.
Fonte: CanalTech
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