Foto: Divulgação/Crédito Isabelly Casagrande
Com uma lata de tinta e um sonho. Foi assim, com poucos recursos financeiros e muitas expectativas, que os artistas Diogo Severo e Rui Barbosa decidiram criar a primeira casa de comédia de Caxias do Sul, o Polenta Comedy Club, que está fazendo sucesso e tem trazido grandes nomes do humor nacional para se apresentar na cidade. Os dois, que inclusive já trabalharam como metalúrgicos, colocaram a mão na massa e transformaram um pavilhão da Rua Marechal Floriano no espaço de stand up, com a utilização de materiais recicláveis e itens de ferro-velho.
“Fizemos tudo no braço, literalmente. E isso tem muito a ver com a nossa região, que foi moldada com a força braçal. É incrível como a galera está gostando da nossa proposta totalmente artesanal. Aproveitamos todos os recursos próximos com o mínimo de investimento possível. Isso dá uma sensação de pertencimento e de acessibilidade, uma possibilidade de criação muito grande para quem chega e vê. Acreditamos que quanto mais chique o ambiente, menos funciona para o riso”, explica Rui.
Foi no final da pandemia que Diogo, criador do Estúdio 1Quarto, canal de conteúdos de entretenimento que tem completado 10 anos, percebeu a necessidade do calor físico do riso do público, para além do humor produzido para a internet. A dificuldade da abertura de espaços e a falta de estrutura para apresentações na cidade motivaram ainda mais a dupla a tornar sua paixão em comum, a comédia, em um negócio revolucionário para levar o riso para as pessoas.
Grandes nomes do humor brasileiro, como Giovana Fagundes, Nil Agra, Victor Ahmar, Fernando Pedrosa, Patrick Maia, Carol Delgado e Marcito Castro já se apresentaram no palco do Polenta. Os caxienses explicam que tem três formas principais de viver da comédia: na apresentação, na produção de shows ou como dono de casa de comédia. “Nós acabamos sendo os três em um. Está sendo um desafio bem interessante, um movimento muito legal e a gente acaba vivendo daquilo que a gente gosta. É super prazeroso, por mais que seja uma correria danada”, destaca Diogo.
Conforme os comediantes, o maior desafio encontrado por quem trabalha com comédia ainda é a valorização dos artistas da cena cultural. “As pessoas pensam que contar piada é muito fácil, mas tem toda uma técnica por trás. Exige estudo, oratória, e uma preparação desde a criação até a apresentação. O mais difícil ainda é as pessoas validarem a comédia como um trabalho sério”, lamenta Rui.
Por outro lado, Diogo e Rui pontuam que o formato de comedy club tem sido potencializado pelas redes sociais, com a publicação de trechos e recortes das apresentações, como forma de engajar e atrair o público.
Inclusive, é por meio delas que os artistas têm apostado na divulgação da agenda de eventos. Além de servir como palco para as noites de stand up, o espaço também sedia os demais projetos do 1Quarto, com a apresentação de programas ao vivo, talk shows e a exibição de produções autorais.
Confira um pouco do trabalho dos comediantes no canal do Youtube:
AGENDA DE ABRIL – POLENTA COMEDY CLUB:
Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…
A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…
A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…
Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…
O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…