Música

Serra Gaúcha tem músicos participantes do 13º Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas

Um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina conta com o talento de cinco jovens da Serra Gaúcha. O 13º Festival Internacional Sesc de Música, que acontece em Pelotas entre os dias 20 e 31 de janeiro, recebe músicos de Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves para que aprimorem seus conhecimentos em aulas com professores renomados internacionalmente.

Os representantes estão entre os mais de 350 alunos selecionados ao evento e receberam bolsas de estudo. Além das aulas, eles têm a oportunidade de se apresentar em espetáculos gratuitos para a comunidade em vários espaços do município, como teatros, praças, o Mercado Público e a Praia do Laranjal.

Com direção artística do maestro Evandro Matté, o Festival conta neste ano com um corpo docente de 50 professores, de doze nacionalidades, como Itália, Rússia, Bulgária, Japão, França, Argentina, Alemanha, Romênia e diferentes partes do Brasil. Eles ministram classes de especialização musical de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro.

No eixo cultural do festival, a comunidade de Pelotas desfruta de dezenas de apresentações artísticas gratuitas, entre recitais de alunos, apresentações especiais de grupos de acadêmicos selecionados e concertos de músicos convidados especialmente para a edição. Destacam-se, na programação, a orquestra uruguaia La Ventolera, que mescla a música instrumental com o tambor de candombe, e o “Sul em Concerto”, uma apresentação especial em tributo à resiliência do povo gaúcho, com regência de Evandro Matté e participação dos músicos Loma Pereira, Daniel Torres e Shana Müller.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música – Em sua 13ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Ele é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o patrocínio da Ecosul – Ecorodovias, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio institucional da Prefeitura de Pelotas, apoio educativo de UFPEL, UCPEL e Unisinos, e apoio cultural de Ospa, Expresso Embaixador, Nave, RodOil e Bibliotheca Pelotense.

Patricia Larentis

Recent Posts

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

21 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 22 de abril

Hoje é o Dia do Descobrimento do BrasilO santo do dia é Santa Maria. A…

34 minutos ago

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

19 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

20 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

21 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

22 horas ago