Música

Projeto Soul Duetos prepara circuito pela Serra Gaúcha

Menos de um mês após o encerramento da 4ª edição do Caxias Soul Duetos, a equipe da Volume Um Produtora já trabalha na organização do inédito Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha. Previsto para os meses de agosto, setembro e outubro, o projeto percorrerá cinco cidades da região: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis e Vila Flores. A programação, ainda em fase de pré-produção, reunirá shows com músicos locais, workshops e oficinas artísticas, painéis para debate de ideias, exposições, exibições de documentários, peças de teatro e feiras criativas.

“O Caxias Soul Duetos cumpriu seus objetivos desde nossa primeira edição, em 2014. Agora, ele vira Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha, para levar um pouco da vivência local para novos palcos. O line-up será composto por mulheres, em sua maioria. Em todos os painéis, teremos participação de mulheres que são destaque no mercado cultural, a curadoria da exposição fica a cargo de Liliane Giordano, a produção do projeto é assinada por mulheres, e artistas mulheres vão ocupar os palcos”, antecipa Jorge de Jesus, o DJ Mono, idealizador do Soul Duetos.

O Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha será viabilizado com recursos do Edital Sedac nº 32/2024 – PNAB RS – Música, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Balanço da 4ª edição

Os números e a ampliação de linguagens da 4ª edição do Caxias Soul Duetos – Circuito de Arte e Música demonstram a consolidação do projeto no cenário artístico da Serra Gaúcha. Além de oito shows gratuitos, realizados em novembro de 2024, na Praça Dante Alighieri, a programação contemplou oficinas, workshops e exposição.

O público pôde conferir, gratuitamente, masterclass de contrabaixo, workshop de manutenção de guitarras e orientações para home studio com uso de computadores e celulares. Também foram realizados painéis com produtores culturais, palestra sobre Direito na Cultura e exposição sensorial. Pela primeira vez, o circuito também serviu de palco para peças de teatro, com espetáculo de palhaçaria reunindo a atriz Odelta Simonetti e o bonequeiro Nelson Haas.

Para o idealizador do projeto, Jorge de Jesus, é difícil elencar apenas um destaque da edição. No entanto, ele menciona a grande procura pela oficina de Iluminação Cênica e a participação do público como pontos altos. “Esse curso de iluminação trouxe agentes culturais de todas as áreas! A busca por vagas foi tão grande que foi preciso abrir uma nova turma. Também destaco o show da Yangos, o ‘Ultrakids’, show da Ultramen voltado para crianças e adultos, e o encontro das Tatis, Tatiéli Bueno e Tati Portella, que abriram a primeira noite com uma apresentação linda, com a cumplicidade típica do Soul”, resume Jesus.

Realizado pela primeira vez em 2014, o Caxias Soul Duetos contou com edições também em 2015, 2017 e 2024. O projeto busca apresentar a renovação do circuito musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de plateia e de parcerias com artistas locais e nacionais. O “Soul”, presente no título, é uma metáfora para o encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.

A 4ª edição do Caxias Soul Duetos – Circuito de Arte e Música contou com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, com financiamento do Fundo Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura. Apoio cultural: Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. Realização: Volume Um Produtora.

Patricia Larentis

Recent Posts

Jogos Coloniais movimentam Bento Gonçalves neste domingo (27)

Bento Gonçalves será palco da etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho. O evento…

1 hora ago

Viva com Saúde – 26/04/2025 – Tratamento para o câncer de pele

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o tratamento para o câncer de…

4 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 26 de abril

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à HipertensãoA santa do dia é…

5 horas ago

Roberto Carlos apresenta a turnê “Eu Ofereço Flores” neste sábado em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

21 horas ago

Sarau artístico ‘O Tempo Ainda Sopra’ celebra Érico Veríssimo em Bento Gonçalves

A Biblioteca Pública Castro Alves de Bento Gonçalves promove o Sarau Artístico-Cultural “O Tempo Ainda…

22 horas ago

Universidade de Caxias do Sul conclui a série ‘Cansioniero Popolar’

Interpretar pela primeira vez uma canção típica da imigração italiana, repercutindo uma cultura que se…

24 horas ago