A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul (SMC) publicará na terça-feira, dia 02 de maio, um parecer da Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (DIPPACH), no Diário Oficial para que a proposta sobre a música “Oh, de Casa” de Honeyde e Adelar Bertussi, seja registrada como Patrimônio Imaterial do Município de Caxias do Sul.
O procedimento foi instruído pela DIPPAHC através da historiadora Fabiana Ferreira, em 2020, que mostrou o histórico ligado à música e à dupla Irmãos Bertussi, do distrito de Criúva, destacando-os como parte da memória coletiva do município e reconhecimento nacional. A proposição foi feita pelo ex-vereador Gustavo Toigo, ainda em 2017.
Após a publicação do parecer no Diário Oficial, a população tem 20 dias para se manifestar conforme o art. 40 § 2º do Decreto nº 16,581/2013. As manifestações deverão ser protocoladas na Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural, localizada na Rua Plácido de Castro, nº 692, Maesa, bairro Exposição.
Conforme o parecer, o processo foi encaminhado para que a população fique ciente do exposto seguindo a determinação legal, e após retorno, será enviado para a análise do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPACH).
Neste ano comemoramos o centenário do nascimento de Honeyde Bertussi, unindo a celebração com a existência da proposição entendeu-se que o momento é propício para resgatar a proposta e dar seguimento ao processo.
Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…
A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…
A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…
Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…
O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…