Música

Grupo infantil Parampampam lança nova música e clipe

O grupo Parampampam, dedicado ao público infantil, está lançando sua nova música “Silvinha e o tempo”, juntamente com o clipe. A canção, que está no repertório do segundo álbum do grupo, traz as aventuras da personagem Silvinha, menina que deseja desbravar o mundo e descobre os bichos, a terra, o mar, os perigos, o tempo, o afeto, o outro, a amizade, e sobretudo, a profunda comunhão que há entre todos os elementos da natureza.

Uma aventura através das canções que valorizam os ritmos brasileiros, e de outras culturas, promovendo o contato desde a infância como o Xote, o Samba, a Ciranda, a Marchinha, o Rock, o Country. Músicas que buscam instigar a inteligência das crianças com arranjos que provocam imaginários, com interações lúdicas que dialogam também com os pais, avós, tios e todos, com muita diversão.

Criado no início da década de 2000 pelo arte-educador Carlos Cê Evandro Lordello, o Parampampam (www.parampampam.com.br) chegou com o intuito de ofertar música, poesia e ludicidade para as crianças, que aliadas alimentam os imaginários e oferecem possibilidades para a travessia da vida. Músicos, arte-educadores e atrizes que contam e cantam a viagem de Silvinha, construindo um sentido de pertencimento nesse mundo onde existe uma infinidade de coisas, e entre tantas, animal, pedra e semente.

O grupo é formado, por: Carlos Cê Evandro Lordello (compositor, voz, violão), Alessandra Prandi (voz), Juliana Marins (voz), André Lydia (baixo), Maurício Durão (teclado, escaleta, voz), Cadu Dias Lopes (bateria, percussão, voz, violão).

Imagem: capa single Silvinha e o Tempo

História
A semente do Parampampam começou a germinar em Carlos Cê Evandro há mais de 30 anos, quando o engenheiro e professor apaixonado por música começou a fazer canções para suas quatro filhas, que eram crianças na época – as meninas Gabriela (40 anos), Júlia (39 anos), Tayaná (30 anos) e Laura (21 anos) e, depois, para o neto Bernardo (10 anos). A música era uma forma de diálogo dele com as filhas, pois sempre acreditou na sensibilidade e no encantamento desta linguagem.

No ano de 2000, quando trabalhava como arte-educador no Instituto de Arte Tear, Carlos reuniu um grupo com mais quatro arte-educadoras amigas e parceiras e um músico. Pequenas apresentações iniciaram naquele quintal fértil e mágico do Tear, no bairro da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Batizaram o grupo de Parampampam, que simboliza uma onomatopéia, fazendo referência às batucadas, já trazendo com o nome a ludicidade e o ritmo.

De lá pra cá, um hiato foi necessário e, em 2013, Carlos sente o desejo de retomar o projeto e o Parampampam volta com nova formação, assumindo o mesmo compromisso com a arte, a cultura, a educação e o respeito à infância. Em junho de 2015 estreiam o espetáculo, Olha que eu viro bicho!. Desde então, o grupo circula por municípios do Estado do Rio, além da capital. Em 2017, o álbum Olha que eu viro bicho! chegou nas plataformas de streaming.

Em 2022, após ser selecionado no edital Pulsar do Sesc RJ, o Parampampam viabilizou a criação do segundo espetáculo, intitulado, Animal Pedra Semente e uma turnê com oito shows, iniciado em julho, na cidade de Campos dos Goytacazes.

Confira o clipe de “Silvinha e o Tempo”:

Ficha técnica:
Clipe Parampampam – Silvinha e o Tempo
Imagens: Lucas Lopes, Ricardo Andrade, Kelly Toledano
Edição: Cadu Dias Lopes
Desenho de luz e operação: Eder Nascimento
Direção: Cadu Dias Lopes e Kelly Toledano
Gravado no Sesc Madureira, RJ

 

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

10 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

11 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

12 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

12 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

16 horas ago