Música

Espetáculo ‘Onde Há Samba, Há Muito Mais’ estreia sábado em Caxias do Sul

A paixão pelo Samba levou dois grupos de Caxias do Sul a se unir para montar o espetáculo “Onde Há Samba, Há Muito Mais!” que estreia no próximo sábado, dia 07 de setembro, no Zarabatana Café, às 20h.

Os músicos do Samba do Feitiço e do grupo O Som Delas vão apresentar um repertório especial que conta a história do ritmo, fala sobre as mulheres no samba, apresenta os instrumentos utilizados, aborda o Samba como forma de Inclusão Social e ainda comenta sobre a cena local e autoral em Caxias do Sul. O roteiro e a pesquisa são do compositor Fábio Basso.

Além da apresentação deste sábado, Caxias ainda terá outras duas oportunidades para conferir o show. Uma delas será no dia 12 de outubro, na Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra, e a outra, no dia 12 de novembro, na APAE, em Caxias do Sul. Todos os shows são gratuitos, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível.

O espetáculo, que integra a programação do Caxias em Cena, mescla canções autorais com clássicos do samba, sendo costurado por textos poéticos de Fábio Basso. “A ideia é trazer os conteúdos e reflexões que antecedem cada temática de uma forma leve e totalmente integrada com as músicas. O texto não poderia ser longo, ou chato. Assim, me desafiei a fazer as poesias!” conta. Entre as músicas, rigorosamente selecionadas, estão composições de Dona Ivone Lara, Paulo César Pinheiro, Moacyr Luz, Leci Brandão, entre outros.

Somando cantores e instrumentistas, serão doze pessoas no palco em aproximadamente uma hora de espetáculo. Os integrantes dos dois grupos contam que a ideia de desenvolver o projeto juntos foi natural. “Apesar de não ter uma tradição em samba, Caxias tem muita gente que faz samba e está produzindo coisas muito boas. Queremos falar disso, mostrar um pouco dessa história” – ressalta Basso.

O violonista e compositor do grupo Samba do Feitiço, Zeca Duarte, comenta que falar de Samba e das mulheres foi fácil, já que Tia Ciata, mulher negra que viveu no Rio de Janeiro entre 1899 e 1924, é considerada a matriarca do gênero musical. Falar de inclusão social
também foi fundamental para a formatação do projeto. “O samba tem história! O samba transforma as pessoas! Daí vem também o nome do nosso projeto. Afinal não é “só samba”. Onde há samba, há sempre muito mais” diz Zeca.

Para a cantora Karine Silva, integrante do grupo O Som Delas, o samba é transformador, além de ser uma inspiração para todos. “O samba representa parte da nossa identidade cultural, como povo brasileiro. Para além da música, o samba desempenhou e ainda desempenha funções poderosas de fortalecimento social, luta por igualdade e contra todos os tipos de preconceito. Queremos mostrar esse “muito mais” que o samba tem” – ressalta Karine.

Agende-se:
O que: Espetáculo Onde Há Samba, Há muito mais
Quando: 7 de setembro, 20h
Onde: Zarabatana Café (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo, Caxias do Sul)
Quanto: Entrada franca (sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível)
Outras datas:
12 de outubro, 20h, Escola de Samba Pérola Negra
12 de novembro, 10h, APAE Caxias do Sul

Saiba mais sobre os grupos:

Samba do Feitiço
O Samba do Feitiço é um coletivo de compositores de samba formado em 2018 em Caxias do Sul. Desde 2022 tem realizado mensalmente rodas de samba, tocando canções autorais e clássicos em restaurantes e bares da cidade, com o objetivo de aproximar cada vez mais o público desta arte. Já gravou e lançou nas plataformas digitais algumas composições próprias, entre elas O Apressado, Samba da Vida, Eu vi o Diabo acender vela pra Deus e
Ciclo da Vida . Integram o grupo neste projeto: Rodrigo Morales (vocal), Zeca Duarte (violão), Juliandro Borges (percussão), Felipe de Moraes (vocal), Uyara Camargo (vocal), Karine Silva (vocal), João Seben (bandolin), William Machado (cavaquinho)

O Som Delas
Grupo de mulheres artistas que expressam sua arte através da cultura e musicalidade brasileira, com releituras de variados estilos de samba, bossa, maracatu e pop. Já participou de importantes eventos e projetos como o Aldeia Sesc, O Cinema de Verão e Mostra TumTum. Tem em seu portfólio o espetáculo cênico musical Lá Vem Marias. Integrantes: Uyara Camargo (vocais/ chocalhos), Karine Silva (vocais/chocalhos), Cínthia Pretz (charango/cavaquinho), Angela Pimentel (percussão), Luciana Marcon (percussão).

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

12 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

12 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

13 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

14 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

14 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

17 horas ago