Música

Coro Municipal de Caxias do Sul abre temporada com o concerto ‘Afrika Takatifu’

O Teatro Municipal Pedro Parenti já está de portas abertas para receber nos dias 20 e 21 de abril, sábado e domingo próximos, às 19h30min, o Coro Municipal de Caxias do Sul, que apresentará o concerto “Afrika Takatifu”. Os ingressos estão disponíveis na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, e podem ser retirados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O valor é de R$10,00 ou um quilo de alimento não perecível.

O concerto será dividido em dois momentos, no primeiro ato serão abordadas temáticas como diversão e trabalho, contrastando entre os jogos que as crianças brincavam e as árduas jornadas de trabalho que o continente era forçado a ter a partir das colonizações europeias e norte-americanas.

As obras transitam pela África do Sul, Zimbábue e Botsuana, trazendo composições locais ou estrangeiras. O Coro Municipal vai apresentar as músicas em seus idiomas de origem, como Nguni, Zulu, Venḓa e Xhosa. O repertório traz canções como Shosholoza, Amavolovolo, Bhombela, Nda Wana e Iza Ngomso.

Já no segundo ato, é onde surge a origem do nome “Afrika Takatifu”, que é traduzido do Suaíli para “A Sacra África”. O continente africano foi o segundo lugar no mundo onde o cristianismo foi estabelecido, diante isso, serão homenageados diversos compositores que trazem em suas obras admiração pelas religiões de matrizes africanas, pois a África possui inúmeras crenças, religiões e práticas religiosas, nas quais as mensagens valem para todos os tipos de fé. Nesta parte serão cantados os idiomas Zulu, Xhosa, Sesotho, Bemba e Suaíli. As canções que farão parte deste repertório são: Jerusalema, Bonse Aba, Siyahamba, Baba Yetu, Hlonolofatsa, Tshela Moya – Ke nna yo Morena e Ukuthula.

Sob a regência do maestro Artur Stockmans Teixeira, o Coro Municipal de Caxias do Sul é composto por 31 cantores. A preparação vocal fica por conta de Ricardo Barpp, o acompanhamento no piano será com Gislaine Nicola, e na percussão, Miraci Jardim. A iluminação ficará a cargo de Sigrid Nora, a operação com Adelmir Matana, e os figurinos com Paula Giusto.

“O Coro quer trazer para o público uma perspectiva nova do continente africano, que muitas vezes passa despercebido. Também traz um pouco da questão sacra no concerto africano, não para categorizar o continente como cristão, muçulmano, ou judeu, mas sim como um continente que abrange diversos números de crenças, de religiões e de práticas religiosas. É muito importante também trazer este lado e mostrar que não somos nós cá e eles lá, mas sim que somos um só. O concerto tem a importância de trazer esse olhar que a gente raramente tem ou, enfim, que raramente é mostrado para nós”, ressalta o maestro do Coro Municipal, Artur Stockmans Teixeira.

Patricia Larentis

Recent Posts

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

17 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

18 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

19 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

20 horas ago

Cia de Teatro Garagem circula por Lajeado, Estrela e Santa Tereza

A Cia Garagem de Teatro e a Benov Produções vão levar o espetáculo “Oh de…

21 horas ago

Bento Gonçalves será palco da etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho

O evento acontece no próximo domingo, dia 27 de abril, das 9h às 16h, no…

21 horas ago