Música

Coro Juvenil do Moinho UCS reapresenta o espetáculo Moinho Nômade

Moinho Nômade, espetáculo do Coro Juvenil do Moinho/UCS que estreou em 2019, volta aos palcos com uma montagem sob medida para seus cantores. As novas apresentações serão sábado (24), às 20h30min, e domingo (25), às 19h30min, no Teatro Pedro Parenti. Com a presença virtual da cantora moçambicana Lenna Bahule, persona nômade, desbravadora de mares em diáspora, o COJmo se revisita, se reinventa, inspirado pelas sonoridades que se cruzam e se emaranham, trazendo uma nova proposta para o espetáculo, que através de recursos audiovisuais, propõe uma experiência h íbrida, diferente de seu formato de estreia.

Dividindo o palco com canções que integram o disco “Nômade”, o COJmo e Lenna Bahule farão simbiose. Outros repertórios de um nômade expandido também farão parte da jornada, que inclui músicas de Serena Assumpção, Paulo César Pinheiro e Rosangela Macedo. Assim, “Moinho Nômade” é fuga e aterramento, amor e partida, encontro e reencontro. É poder zarpar sem sair do lugar, posto que é moinho. Mas é também desterritorializar fronteiras de pensamento, sem limitar o tamanho do passo, do pulo, do alcance, posto que é nômade.

O projeto Moinho Nômade foi concebido pela diretora artística e regente do grupo, Cristiane Ferronato. Assim como seu antecessor, “Contrapontos”, este trabalho contou com várias vozes e mãos afinadas num fazer artístico multifacetado. O compositor paulista Paulo “Teco” Galati assina os arranjos, adaptações e transcrições do repertório, traduzindo e reinventando com muita eficiência seus sons para o grupo, e firmando uma parceria bem sucedida de criações com e para o grupo.

A designer Julia Webber novamente traz seu olhar inventivo para a concepção de figurinos, que foram criados numa oficina de customização junto aos cantores. Paula Lix assina o design gráfico, afinando escolhas visuais alinhadas às demais concepções de cena. Na concepção e operação de luz, a artista e sutilizadora corporal Carina Sehn. Na banda Nômade estão Alexandre Fritzen da Rocha como pianista, Giovane Albarello na percussão, e nossa convidada especial, Patrícia Pereira Porto,como contrabaixista. A produção cultural é de Fábio Schmidt.

O Coro Juvenil do Moinho/UCS recebe apoio institucional da Universidade de Caxias do Sul. O projeto Moinho Nômade é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

Serviço:

O que: Espetáculo Moinho Nômade
Quando: Sábado (24), às 20h30min, domingo (25) às 19h30min
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti
Quanto: R$ 30,00 e R$ 15,00 meia entrada para estudantes, idosos. – Antecipados na bilheteria da Casa da Cultura de Caxias do Sul

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

11 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

12 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

13 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

13 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

14 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

17 horas ago