Música

Coro Juvenil do Moinho UCS lança programação de 10 anos

Festejando 10 anos de uma ação significativa na cena cultural local e nacional, o Coro Juvenil do Moinho/UCS de Caxias do Sul terá uma programação especial no segundo semestre de 2023. A primeira atividade é a exposição “10 Anos do Coro Juvenil do Moinho/UCS”, que abre na próxima quinta-feira, dia 10 de agosto, no Campus 8 da UCS. No decorrer do semestre também será realizado um encontro de coros, um concerto comemorativo e o já tradicional Sarau COJmico, que chegará à sua quarta edição.

Com uma curadoria concebida pela professora Aline Fagundes, atrelada a um coletivo que conta com a diretora artística do COJmo, Cristiane Ferronato, o designer Vini Agliardi, o fotógrafo Maurício Concatto, o editor de vídeos Michel Kriger, e ainda uma equipe de cantores-produtores, a exposição “10 Anos do Coro Juvenil do Moinho/UCS” busca alinhar os conceitos históricos, estéticos e artísticos a partir dos materiais produzidos nessa trajetória de 10 anos.

A proposta é evidenciar, valorizar e registrar os aspectos históricos que consolidaram a presença do COJmo no cenário coral brasileiro. Assim, a exposição se organiza a partir de um caráter artístico e multifacetado reunindofotografias, vídeos e outros materiais gráficos, além de figurinos do coro. Na abertura, no vespertino e à noite, haverá apresentação do grupo. A realização da exposição conta com o apoio do Campus 8.

Ainda no mês de agosto, dia 26, será realizado o 3º Encontro de Coros. No Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho, à tarde, serão realizadas oficinas de formação e integração entre os coros. À noite, às 20h, na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, serão realizadas apresentações com entrada gratuita. Tendo o Coro do Moinho como anfitrião, a programação trará à cidade o Madrigal Presto, de São Leopoldo, e os Grupos UPA Jovem e UPA!, de Porto Alegre.

Destaques na cena cultural do Estado, o UPA! Jovem e Grupo UPA!, capitaneados pelo regente e doutorando em regência contemporânea pela Royal Academy da Dinamarca, Federico Trindade, realizam repertório de referência com ênfase na música popular brasileira e internacional. Já o Madrigal Presto tem repertório que enfatiza obras corais, interpretando composições feitas originalmente para coro misto e polifônico,sendo expoente da história do Movimento Coral gaúcho e marcando o cenário nacional no canto coral. É regido pelo maestro João Paulo Sefrin e conta com a preparação vocal da conceituada Lúcia Passos, profissional de referência no cenário nacional e internacional da técnica vocal.

Para o mês de outubro, dias 28 e 29, às 20h, no Teatro Municipal Pedro Parenti, a programação festiva prevê a realização do Concerto de 10 Anos do COJmo. Com concepção, regência e coordenação da maestrina Cristiane Ferronato, além da participação direta dos músicos Giovane Albarello e Julio Cesar Sosnoski e a concepção de figurinos de Julia Webber, o programa vai contemplar um mosaico de canções que marcaram a história do COJmo nesses 10 anos, além de músicas novas selecionadas ou arranjadas sob medida para esta celebração. Canções dos espetáculos “Tanto Mar”,“Saltimbancos”, “Contrapontos” e “Moinho Nômade” também devem compor o repertório.

Fechando a programação festiva dos 10 anos do coro, dia 14 de dezembro será realizado o 4º Sarau Cojmico, durante vespertino e noite, no Zarabatana Café. Aberta ao público, a apresentação terá músicas cantadas pelo coro, além de apresentações solo, em duplas ou em pequenos grupos, integrados pelos cantores do coro. Sob a curadoria da regente e diretora artística, Cristiane Ferro nato a proposta é ter um encontro com atrações diversas incluindo dança, performance de beat box, intervenções poéticas e/ou músicas autorais valorizando as habilidades artísticas singulares de cada cantor e também convidando ex-cantores para integrar a programação.

Histórico
O Coro Juvenil do Moinho/UCS é um grupo independente, que desde 2013 investe numa prática coral multifacetada, oferecendo atividades gratuitas a jovens cantores que tenham entre 15 e 30 anos, com ou sem experiência vocal, envolvendo ensaios regulares e oficinas de prática coral e de consciência de si sob uma abordagem interdisciplinar, visando potencializar sua ação como artistas/cantores.

O coro propõe repertório e arranjos pensados sob medida para o grupo, buscando afinar-se conceitual e musicalmente. Trabalha com uma equipe de parceiros que instigam encontros e tonificam as qualidades da arte de cantar, ser e crescer. Na magia dos atravessamentos que transcendem os arranjos, o grupo busca ultrapassar sons e tons, furar superfícies e se alinhar no poder de bando e da multiplicação dos afetos através da Arte/Música.

Atualmente sediado junto à Escola de Música da UCS, no Campus Central, o Coro Juvenil do Moinho UCS/COJmo conta com o apoio fundamental da Universidade de Caxias do Sul para a realização de suas atividades.

Coro Juvenil do Moinho/UCS – Programação 10 Anos:

Agosto
10 de agosto, quinta-feira, Campus 8
Exposição 10 Anos do COJmo – Abertura e apresentação (Vespertino e noite) – Até 25 de agosto

26 de agosto, sábado
3º Encontro de Coros – Centro de Cultura Ordovás (tarde e noite, às 20h, apresentações na Sala Valentim Lazzarotto)

Outubro
Concerto de 10 Anos do COJmo
28 e 29, sábado e domingo, 20h  – Teatro Municipal Pedro Parenti

Dezembro
4º Sarau Cojmico
Dia 14, quinta-feira (vespertino e noite)

Coro Juvenil do Moinho/UCS | Elenco 2023

Sopranos: Ana Flávia Pieruccini, Bárbara Brito Sponga, Caroline Piccoli, Débora Kieling Pavan, Larissa Vitória Waiss, Luiza Ebert de Oliveira, Luiza da Silva Laurini, SusianaSettim, Sabrina Maitê Fragoso.
Mezzo Sopranos: Caroline Nunes Pereira, Gabriela Javornik, Jéssica Machado Boeira, Júlia Charão Ferraz, Monique Manoela Mano, Priscila Machado Boeira.
Contraltos: Anna Carolina Pasquali, Carolina Mantovani da Silva, Gabriela SauthierRegallin, Juliana de Paula Viganó, Juliana Vieira, Manuela Rettore, Marina Benites De Conto.
Tenores: Eduardo Barcarol dos Santos, Eduardo Ribeiro Matias, Felipe GuaragniDalbosco, Lucas Luna, Matheus CaregnatoSacchet, Pierre Jonson de Oliveira Ribeiro, Théo Alvarenga Ribeiro, WalingtonMarcelusJavornik.
Barítonos/Baixos: Diego Rossa Fonseca da Silva,  GabrielMarotto Alves, Gregor Dimitri Teixeira Karoleski, Mateus Pires Cunegatto, Vinícius do Nascimento Bueno.

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

8 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

9 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

10 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

10 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

10 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

14 horas ago