Gente

Mangueira vence o Carnaval do Rio de Janeiro

A Estação Primeira de Mangueira é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2019. A verde e rosa conquistou seu 20º título com o enredo “História pra ninar gente grande”, assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira e que recontou a história do Brasil destacando os verdadeiros heróis do povo.

Penúltima escola a desfilar no segundo dia de desfiles, a Mangueira encantou a Marquês de Sapucaí ao destacar negros, índios e personalidades que lutaram pelo país. Da história recente, além de Jamelão, foram homenageados a cantora e compositora mangueirense Leci Brandão, e a vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018, ao lado do motorista Anderson Pedro Gomes. A viúva da vereadora, Mônica Benício, participou do desfile. A parlamentar era citada nominalmente no samba, o mais cantado deste carnaval. Marielle foi figura central de um enredo que elogiava heróis populares brasileiros não reconhecidos na maioria dos livros didáticos e demais registros históricos.

O auge da homenagem a vereadora assassinada ocorreu na parte final do desfile, onde correligionários, familiares e apoiadores de Marielle balançavam bandeiras com retratos da política e outras lideranças populares, enquanto outros carregavam uma imensa bandeira do Brasil onde o lema positivista “ordem e progresso” foi substituído por “índios, negros e pobres”. Entre as pessoas que empunharam bandeiras figuram o deputado federal Marcelo Freixo e o vereador Tarcísio Motta, ambos do PSOL.

Outra menção a Marielle era feita na comissão de frente, que virava a história oficial pelo avesso: figuras históricas tradicionalmente reconhecidas, representadas como anões, eram substituídas por índios e negros. Na encenação, as novas personalidades erguiam uma menina que, representando Marielle, empunhava uma faixa onde se lia “presente”.

A agremiação também desconstruiu figuras como Dom Pedro I e Pedro Álvares de Cabral, além de colocar uma bandeira do Brasil nas suas cores, verde e rosa, para encerrar o desfile. Em uma das alegorias, a Mangueira fez uma releitura do Monumento às Bandeiras, em São Paulo. Na avenida, a obra estava manchada de sangue, em alusão à violência dos bandeiras que explovaram o país.

O segundo lugar ficou com a Viradouro, que retornou ao Grupo Especial desvendando o universo mágico dos livros infantis. As duas escolas voltarão à avenida no sábado, para o Desfile das Campeãs, ao lado de Vila Isabel, Portela, Salgueiro e Mocidade Independente de Padre Miguel. Já Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano foram as duas escolas rebaixadas para a Série A.

A apuração
A apuração começou por volta das 16h30min desta quarta-feira, na Marquês de Sapucaí. Primeiramente, foi anunciada a penalização da Vila Isabel, que perdeu 0,1 ponto por ter ultrapassado o limite de 75 minutos para o desfile.

Neste ano, o primeiro quesito a ter as notas lidas foi Evolução. Cada um dos nove quesitos teve seis jurados, posicionados em diferentes pontos do sambódromo. No entanto, dois foram dispensados e apenas quatro tiveram notas anunciadas na apuração. Destas, a menor foi descartada. O primeiro critério de desempate definido era o quesito Fantasias, seguindo na ordem inversa à abertura de envelopes.

A campeã liderou de ponta a ponta a apuração. Ao fim da leitura das notas de Evolução, Mangueira, Mocidade e Viradouro estavam empatadas no primeiro lugar, com 30 pontos cada. Em Harmonia, Mangueira e Viradouro foram as únicas a conseguirem nota máxima, e seguiram no topo com 60 pontos. Neste momento, somando 58,7 pontos, a Império Serrano se distanciou das demais escolas e assumiu a última posição definitivamente, já estabelecendo o rebaixamento.

Mangueira e Viradouro continuaram brigando com notas máximas no quesito Mestre Sala e Porta-bandeira, mas a Viradouro perdeu seu primeiro décimo em Alegorias e Adereços e caiu temporariamente para terceiro lugar, sendo ultrapassada pela Vila Isabel.

A situação se manteve igual no quinto quesito, Comissão de Frente, enquanto Imperatriz Leopoldinense e São Clemente brigaram para ver quem seria a penúltima colocada e, portanto, rebaixada. Nas notas de Samba Enredo, a Viradouro e Vila Isabel perderam importantes décimos, deixando a Mangueira isolada na primeira posição com 180 pontos.

Encaminhando a disputa pro fim, no quesitos Enredo e Bateria, Mangueira e Viradouro seguiam nas duas primeiras colocações. Para fechar, Fantasias, garantiu o título para a Mangueira.

Confira o resultado final:

1 – Mangueira – 270,0
2 – Viradouro – 269,7
3 – Vila Isabel – 269,4
4 – Portela – 269,3
5 – Salgueiro – 269,3
6 – Mocidade – 269,0
7 – Unidos da Tijuca – 268,8
8 – Paraíso da Tuiuti – 268,5
9 – Grande Rio – 267,9
10 – União da Ilha do Governador – 267,7
11 – Beija-Flor – 267,6
12 – São clemente – 267,4
13 – Imperatriz Leopoldinense – 266,6
14 – Império Serrano – 263,8

Fonte: Correio do Povo / Foto: Reprodução Internet

Sani Chiavenato

Recent Posts

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

3 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

20 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

21 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

22 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

22 horas ago