Imagem: Felix Kammerer, Albrecht Schuch e Edin Hasanovic em cena do filme 'Nada de Novo no Front'/Reiner Bajo/Divulgação
Principal láurea britânica de cinema, o British Academy Film Awards, conhecido como Bafta, anunciou seus vendedores neste domingo (19) e bagunçou a temporada atual de prêmios.
“Nada de Novo Front” saiu como o grande vencedor de sua 76ª edição, arrematando o troféu de melhor filme e frustrando as expectativas de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e “Os Banshees de Inisherin”, os favoritos ao Oscar até então.
Alemã, a produção encabeçava a lista de indicados com 14 menções, e encerrou a noite de gala também no topo do ranking dos mais premiados, com sete máscaras douradas —o símbolo do Bafta. Além de filme, “Nada de Novo no Front” saiu vitorioso em direção, som, trilha sonora, fotografia, filme em língua estrangeira e roteiro adaptado.
Logo atrás vieram “Os Banshees de Inisherin” e “Elvis”, com quatro prêmios cada. “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, que lidera a lista do Oscar, foi esnobado e ficou só com uma estatueta técnica, em montagem. Outro que tem chances em várias categorias do evento hollywoodiano é “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, que já havia sido praticamente ignorado pela Academia Britânica na lista de indicados.
Além de chacoalhar a corrida principal do Oscar, o Bafta também surpreendeu nas categorias de atuação. Os coadjuvantes Ke Huy Quan, de “Tudo em Todo Lugar”, e Angela Bassett, de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, saíram de mãos vazias, perdendo para os atores secundários de “Os Banshees de Inisherin”.
A preferência por Barry Keoghan e Kerry Condon, no entanto, pode ter justificativa. O longa, afinal, é uma coprodução entre Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos e, além de ter dinheiro britânico, também traz humor e questionamentos muito próprios da cultura local, o que ajudaria a explicar a decisão —apesar da perda em melhor filme para os alemães.
Entre as atuações principais, Austin Butler, de “Elvis”, e Cate Blanchett, de “Tár”, ficaram à frente de Brendan Fraser, de “A Baleia”, e Michelle Yeoh, de “Tudo em Todo Lugar”. Essas duas talvez sejam as corridas mais imprevisíveis da atual temporada.
Apresentada pelo ator Richard E. Grant, a cerimônia do Bafta deste ano foi a maior em número de público e ocupou o Royal Festival Hall, centro de eventos em Londres. A realeza esteve presente, representada pelo príncipe William e sua mulher, Kate Middleton.
A rainha Elizabeth 2ª, morta no ano passado aos 96 anos, ainda foi homenageada pela atriz Helen Mirren, que ganhou ela própria um Bafta de melhor atriz —e um Oscar— por interpretar a monarca no filme “A Rainha”.
Confira abaixo a lista completa de indicados, com os vencedores em destaque:
Melhor filme
Melhor filme britânico
Direção
Atriz
Ator
Atriz coadjuvante
Ator coadjuvante
Roteiro original
Roteiro adaptado
Estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico
Filme em língua estrangeira
Documentário
Animação
Trilha sonora
Casting
Fotografia
Montagem
Direção de arte
Figurino
Cabelo e maquiagem
Som
Efeitos especiais
Curta de animação britânico
Curta britânico
Estrela em ascensão (voto popular)
Fonte: Folha de São Paulo
Uma noite de celebração à arte e à memória marca a abertura da 8ª Mostra Bento-gonçalvense…
A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul apresenta a abertura da temporada 2025…
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…
Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…
Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…
A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…