Chainsaw Man por Tatsuki Fujimoto

Dia 23 de abril é o Dia Mundial do Livro. Aproveitando a data, o Twitter divulgou uma lista 10 dez obras e 10 gêneros mais comentados na plataforma em 2021 no Brasil. Usuários do Twiter usam com frequência a plataforma para compartilhar dicas, resenhas e comentários sobre livros.

Top 10 dos livros mais comentados:

1. Chainsaw Man (Mangá, por Tatsuki Fujimoto): Denji é um jovem extremamente pobre que junto de Pochita, seu demônio de estimação, trabalha feito um condenado como Caçador de Demônios para pagar a imensa dívida que possui. Mas sua vida de miséria está prestes a mudar graças a uma traição brutal!! Aqui começa a história de um novo anti-herói que com um demônio em seu corpo, caça demônios!!

2. Sol da meia-noite (Romance, por Stephenie Meyer): Sol da meia-noite é um livro que reconta os fatos do livro Crepúsculo sob o ponto de vista do personagem Edward Cullen, em oposição aos outros livros da série, que são contados principalmente por Isabella Swan.

3. 1984 (Ficção, por George Orwell): Após uma guerra global, semelhante à segunda grande guerra, porém com mais bombas atômicas, o mundo foi dividido em três continentes: Lestásia, Eurásia e Oceania.

4. Eleanor&Park (Romance, por Rainbow Rowell): Eleanor é nova na cidade. Com roupas inusitadas, cachos ruivos indomáveis e uma família problemática, ela sente que nunca vai conseguir se encaixar. Park senta sozinho no ônibus da escola. Sempre de camiseta preta, fones de ouvido e a cabeça enfiada num livro, acha que consegue passar despercebido. Mas não para Eleanor. Aos poucos, entre fitas cassetes gravadas, pilhas de histórias em quadrinhos e conversas até tarde da noite, Eleanor e Park se apaixonam.

5. Vidas Secas (Romance, por Graciliano Ramos): Vidas Secas aborda uma família de retirantes do sertão nordestino condicionada a uma vida subumana, diante de problemas como a seca, a miséria, a fome, a desigualdade social, as lutas de classes e, consecutivamente, o caleidoscópio de sentimentos, pensamentos, desejos e emoções, misturados à aspereza e ao clima do semiárido, que a condição lhes obriga a viver e a procurar meios de sobrevivência, expressando, assim, um espelhamento artístico ainda muito forte com a denúncia política e a situação histórico-social.

6. O Grande Gatsby (Romance, por F. Scott Fitzgerald): A história passa-se em Nova Iorque e na cidade de Long Island durante o verão de 1922, e é uma crítica ao “Sonho Americano”. O romance relata o caos da Primeira Guerra Mundial.

7. Jogos Vorazes (Aventura, por Suzanne Collins): The Hunger Games é um livro de aventura, ação, distópico e pós-apocalíptico para jovens e adultos.

8. O Sol É para Todos (Romance, por Harper Lee): Deu origem a um filme homônimo, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962. O romance é baseado livremente nas memórias familiares da autora, assim como em um evento ocorrido próximo a sua cidade natal em 1936, quando ela estava com 10 anos de idade.

9. Outros Jeitos de Usar a Boca (Poesia, por Rupi Kaur): Um livro de poemas sobre a sobrevivência, o amor, o sexo, o abuso, o trauma, a perda e a feminilidade.

10. Prólogo, ato, epílogo (Autobiografía, por Fernanda Montenegro): No livro, Fernanda Montenegro trata de fazer suas memórias, num balanço de toda a vida profissional (de mais de setenta anos de atividades) e da vida pessoal, como o casamento com Fernando Torres e sua relação com a maternidade, netos, velhices, dentre outros aspectos da vida.

Top 10 dos gêneros mais mencionados
1. Quadrinhos
2. Culinária
3. Mangás
4. Ficção
5. Mistério e crimes
6. Ação e aventura
7. Ficção científica e fantasia
8. Biografia e memórias
9. Romance
10. Ficção histórica

A literatura vem ganhando cada vez mais representatividade entre os brasileiros e a pandamia do novo coronavírus intensificou esse movimento. Um levantamento do próprio Twitter, realizado em 2020, apontou que as pessoas passaram a investir mais em hobbies e passatempos por conta da pandemia e 41% delas afirmaram estar lendo mais no período.

Fonte: Uol / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here