A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) informa que o patrono e a amiga do livro da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul foram eleitos em uma reunião na manhã desta segunda-feira (29/04), na Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer. Participaram da eleição representantes do Gabinete da SMC, da Casa da Cultura, das bibliotecas públicas da SMC, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, da Academia Caxiense de Letras e da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca).

O escritor e professor Délcio Antônio Agliardi é o patrono, escolhido por unanimidade pelos representantes. Já a amiga do livro, eleita com a maior votação, é a autora Bernadethe Zardo. Para apresentá-los oficialmente, a SMC promoverá uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (30/04), a partir das 9h, na Biblioteca Parque Largo da Estação Férrea, com a presença dos dois escolhidos. Também serão apresentados a planta da Feira, com as novidades na estrutura do evento, o tema e algumas ações do Departamento do Livro e da Leitura que movimentarão o período pré-feira.

A 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul ocorre de 27 de setembro a 13 de outubro na Praça Dante Alighieri.

Patrono
Délcio Antônio Agliardi possui Doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/UCS-Uniritter. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Direito da Infância e Juventude pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Licenciado em Filosofia. Docente do Centro de Filosofia e Educação e pesquisador no Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência em políticas públicas para a infância e juventude em âmbito local, regional e nacional. Escritor (gêneros poesia e conto); autor de poemas premiados em concursos literários. Já escreveu os livros: “A Coruja de Pernas Tortas”, o volume de poesias “Duetto Poético” e “Rotas do Imaginário”.

Amiga do livro
Natural de Nova Prata, na Serra Gaúcha, Bernardethe Zardo é graduada e pós-graduada em Artes, Desenho e Filosofia. Recebeu diversas premiações literárias, participou de antologias e publicou, em 2012, pela Editora Maneco, o seu primeiro livro: A Menina do Arco. Também escreveu a obra “Poema-Casa”. É integrante da Academia Caxiense de Letras. Apaixonada pelas palavras e pela filosofia, a escritora lecionou educação artística por três décadas e conta que gosta ainda de escrever ensaios e refletir sobre a arte da poesia, além de ministrar oficinas sofre o tema.

Fonte: Leouve / Foto: Reprodução Internet

Délcio Antônio Agliardi. Foto: Arquivo Prefeitura de BG