O calendário Veraneio da Vindima foi aberto oficialmente na última sexta-feira, dia 18 de janeiro, em Garibaldi. A Osteria Della Colombina, propriedade da rota rural Estrada do Sabor, recebeu autoridades, comunidade e turistas em uma grande festa que celebra a colheita de uva na serra gaúcha. O evento também contou com a presença das soberanas da Fenachamp 2019 e imprensa regional.

Inicialmente, a anfitriã Odette Bettú Lazzari falou da força da mulher na colheita. “Há 22 anos, os mais de 13 hectares da propriedade são comandados apenas por mulheres”. Também lembrou o cuidado com a comida orgânica e o aprendizado constante de viver em união com a natureza.

A presidente da Estrada do Sabor, Natalina Vaccaro, reforçou que a presença de jovens no interior fortalece a agricultura e faz com que a tradição não se perca.

Para o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho, Oscar Ló, mesmo com condições climáticas adversas, a região reforça a vocação de produzir excelentes espumantes e consolida a cultura da uva. Apresentou, ainda, a expectativa positiva do setor, que projeta bom crescimento para 2019.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, ressaltou que o município é forte, pois é feito de produtores que superam as adversidades e traduzem a essência da dedicação e do trabalho. O protocolo encerrou com a benção realizada pelo Frei Hilário.

Em seguida, um dos momentos mais aguardados pelos visitantes: a colheita e a pisa de uva foram conduzida pelas soberanas da Fenachamp 2019, rainha Aline Bortolini e as princesas Rafaela Cappelari e Tainara Correa. A animação ficou por conta dos grupos Jaz Flor de Uva e Zo Garrafon, que executaram canções típicas italianas, enquanto garibaldenses e turistas viviam a experiência de uma autêntica vindima. Um merendim, com pães, salames, copas, queijos, grostoli, sfregolá, brusquetas, polenta sapecada e bebidas como sucos de uva, vinhos e espumantes, fechou a confraternização.

O objetivo do Veraneio da Vindima é ampliar o fluxo de turistas nas regiões enoturísticas e valorizar a estação, além de proporcionar, para a comunidade local e turistas, atividades e experiências diferenciadas. O nome é inspirado no movimento turístico ocorrido nas décadas de 40 e 50, quando os turistas do Estado, especialmente de Porto Alegre, vinham para a Serra aproveitar o clima ameno. A programação contempla ofertas gastronômicas, festas locais, o Carnaval 2019, e demais atrações até o dia 20 de março. As atividades são uma promoção da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e do trade turístico local.

Fonte: Prefeitura de Garibaldi/ Foto: Alexandra Ungaratto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here