Diretoria do CDL-Bento Gonçalves

O compromisso assumido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) há exatos 53 anos se consolida, hoje, a partir das conquistas colecionadas durante essas mais de cinco décadas – que permitiram o fortalecimento de um comércio cada dia mais qualificado. Ao celebrar seu 53º aniversário no dia 12 de agosto, a instituição comemora uma trajetória de comprometimento com o crescimento, a qualificação e a profissionalização do varejo da cidade, sendo uma das mais atuantes entidades de classe do município.

Nascida como Clube dos Diretores Lojistas, uma associação fundada em 1969 por um grupo de empresários locais, a CDL trouxe uma série de benefícios ao comércio bento-gonçalvense. O grupo de associados que, atualmente, soma mais de 500 estabelecimentos do comércio e de serviços, representa a expressão do esforço coletivo de um setor que soube se reinventar e inovar ao longo do tempo.

“Os lojistas de Bento Gonçalves são a força motriz da atuação da entidade. A CDL soube entender as demandas do comércio e, a partir disso, propor ações que fossem ao encontro do que os lojistas buscavam. Celebramos 53 anos com a certeza de que muitos desafios ainda estão por vir, mas sabendo que a fórmula para os superar sempre será a união e o comprometimento coletivo”, destaca o presidente da entidade, Marcos Carbone.

Confira cinco pontos que ressaltam a importância da CDL para o comércio de Bento Gonçalves:

1 – Chegada do SPC e certificação digital

A implantação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), exclusiva na cidade, permitiu que vários produtos pudessem ser contratados neste grande banco de dados cujo objetivo é fornecer informações sobre crédito tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Por meio dele, o usuário tem acesso ao banco de dados com milhares de entidades presentes em todas as capitais e nas principais cidades de todos os estados. A abrangência do serviço é a mais representativa do setor, reunindo informações do comércio nacional, desde os pequenos lojistas até os grandes magazines, indústrias, serviços e mercado financeiro. Outra vantagem é que o SPC é um dos principais instrumentos para ajudar o lojista a receber dívidas. Ao incluir os dados do inadimplente na lista de devedores, o serviço encaminha uma carta para o cliente informando sobre a dívida e como quitá-la. Além disso, a CDL-BG é referência na emissão de certificado digital. Implantada em maio de 2011, a oferta se tornou essencial para que as empresas pudessem assegurar autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. Desde então, mais de 20 mil certificados digitais já foram emitidos pela entidade.

2 – Qualificação e profissionalização do comércio local
A contínua profissionalização pessoal e dos negócios é garantia para encontrar as melhores soluções e continuar se diferenciado no concorrido mercado do comércio. Por isso, a associado da CDL-BG sempre contou com facilidades exclusivas para participar da intensa agenda de cursos e palestras promovidos pela entidade. Recentemente, a sede da entidade também passou por uma completa reforma, o que permite oferecer as capacitações com ainda mais comodidade. A CDL também articula para a qualificação do varejo atuando como agência de empregos, inserindo talentos no mercado ou reposicionando comerciários em novas vagas.


3 – Integração e defesa de pautas de interesse do varejo local

Além das demandas de caráter técnico, como a oferta de cursos, seminários, palestras e serviços, a CDL-BG está presente também na defesa de pautas de interesse local. Em caráter político, atua junto ao poder público e às federações as quais é filiada para buscar soluções e avanços em prol dos lojistas. Por isso, associar-se à CDL-BG é fortalecer não só as ações da entidade, mas sobretudo o comércio como um tudo, a partir de cada estabelecimento. Um exemplo recente, dentro de sua história de 53 anos, foi a luta pela manutenção do direito à abertura dos estabelecimentos comerciais durante a pandemia, em 2020, permitindo que o lojista pudesse exercer sua função e garantir o funcionamento do negócio.

4 – Ações e promoções para fortalecer o comércio
Propor iniciativas que ajudem a potencializar vendas fazem parte da pauta da CDL-BG. São diversas iniciativas que fomentam negócios para os associados. Exemplos disso são as campanhas Bento Natal Premiado, Black Friday e Liquida Bento e o evento Armazém das Pontas, que chega à sua 12ª edição nos próximos dias 19, 20 e 21 de agosto, no salão comunitário do bairro Maria Goretti. A ponta de estoque reúne dezenas de lojistas associados para oferecer ao consumir inúmeras ofertas de moda masculina, feminina e infantil e acessórios. Além disso, a entidade também promove o reconhecimento ao talento empreendedor dos empresários do setor ao realizar o Prêmio Mérito Lojista.

5 – Criação da CDL Jovem e ações sociais
Transmitir aos jovens empresários o espírito associativo, o bem comum da classe lojista e a ética profissional, propiciando conhecimentos técnicos e inovações nas formas de comercialização, é o principal objetivo da CDL Jovem. Essa frente de atuação da CDL prepara o jovem para o mercado lojista há mais de duas décadas, sendo responsável, também, por promover ações sociais e garantir a perenidade do legado de um comércio próspero e sempre atento à comunidade.

O que vem pela frente
Olhar para o futuro é um exercício que sempre fez parte do fio condutor que guia as ações da CDL-BG. Projetar e entender tendências do mercado é uma das missões da entidade. Assim, é capaz de conectar o lojista local ao contexto global, incentivando práticas de inovação. “Percebemos que as inovações tecnológicas são tendência, e que o modo online veio para se somar ao varejo físico. Diante desse cenário, uma máxima se (re)confirma: os comerciantes precisam estar presentes e oferecer ambos canais de venda”, comenta o presidente da entidade. Essa atenção ao que acontece mundo a fora faz com que valiosas dicas possam ser replicadas para que o comércio de Bento Gonçalves avance em direção ao progresso. “Continuar fazendo varejo à moda antiga pode representar um risco à nossa sobrevivência. Compartilhamento de marcas, parcerias, retribuição a clientes que falem bem da nossa marca, são ensinamentos para que possamos melhor atender a nosso cliente. Saber como fazer isso cada vez melhor é, portanto, o maior desafio do varejo. É com base nisso que a CDL segue ao lado do lojista local, e seguirá apoiando, pois reinvenção é a palavra de ordem da entidade ao longo de todos esses anos”, destaca Carbone.

Fonte: Exata Comunicação e Eventos / Foto: Divulgação