Viva com Saúde

Viva com Saúde – 28/10/2023 – Ansiedade e os perigos da aumedicação.

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a ansiedade e os perigos da aumedicação.

Resposta natural do corpo humano para uma série de situações do cotidiano, a ansiedade pode se manifestar por meio de uma série de sintomas como inquietação, preocupação excessiva, insônia, medo, tornando-se um transtorno mental que exige tratamento.

Diante de uma situação de diagnóstico comprovado, um cenário cada vez mais preocupante tem chamado a atenção de especialistas: a automedicação, envolvendo medicamentos controlados já inseridos no contexto familiar do doente, para tratar sintomas de ansiedade e depressão.

Segundo pesquisas, o uso de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos aumentou nos últimos anos. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) mostrou que em 2020, durante da pandemia da covid-19, as vendas de antidepressivos e estabilizantes de humor aumentaram 14%.

Quando ingerido de forma incorreta, todo remédio pode causar mais malefícios que benefícios ao organismo. Como por exemplo o uso indiscriminado de antibióticos, que ao estimular uma resistência bacteriana compromete a eficácia dos tratamentos.

Enquanto no caso de ansiolíticos ou antidepressivos pode se demonstrar completamente eficaz, uma vez que o tratamento depende do acompanhamento multiprofissional com psiquiatras, psicólogos, profissionais de educação física, entre outros. A automedicação pode mascarar sintomas de casos mais graves, podendo levar ao aparecimento de efeitos adversos em decorrência das interações medicamentosas; e muitas vezes pode amenizar somente os sintomas sem tratar a causa da ansiedade.

Todo e qualquer distúrbio psicológico deve ser acompanhado por profissionais qualificados. A pessoa que se sente ansiosa deve procurar um terapeuta que a ajudará na identificação da causa de sua ansiedade. Se for necessário, será encaminhada para um psiquiatra que fará a prescrição de medicamentos. Poderá utilizar de terapias ocupacionais, dança e medicina integrativa para auxiliar nesse processo.

Os sintomas físicos mais comuns de uma pessoa que sofre do transtorno de ansiedade generalizada são: Tontura; Tremores; Sudorese; Falta de ar; Taquicardia; Gagueira; Insônia; Desmaios. Sintomas psicológicos como preocupação excessiva; ver perigo em situações cotidianas; medos ilógicos; pensamentos obsessivos; sensação de nervosismo e insônia também são sinais de ansiedade.

Patricia Larentis

Recent Posts

Festival Brasa, Beer e Rock é neste sábado em Bento Gonçalves

A primeira edição do Brasa, Beer e Rock acontece neste sábado, dia 10 de maio,…

28 minutos ago

9ª Feira do Livro Infantil Sesc contemplará mais de 3.500 crianças, em Bento Gonçalves

Evento cultural será realizado em 46 escolas públicas do município da Serra Gaúcha De 14…

3 horas ago

Café literário recebe escritor Rafa Iotti em Caxias do Sul

Em celebração ao Dia das Mães, o Sesc Caxias do Sul convida o público para um encontro…

3 horas ago

Ingressos antecipados para ExpoBento e Fenavinho têm valor promocional

Venda está disponível tanto de modo online, pelo WhatsApp, como em pontos físicos Além das…

5 horas ago

Espetáculo “Caminhos que cruzei, Amigos que encontrei” comemora 25 anos em Caxias do Sul

Pioneiro na temática em Porto Alegre e entre os quatro espetáculos espíritas a mais tempo…

5 horas ago

Viva com Saúde – 08/05/2025 – Estimular o cérebro ajuda a evitar o declínio cognitivo?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre estímulos cerebrais. A ciência que define…

8 horas ago