Viva com Saúde

Viva com Saúde – 17/09/2024 – Novas formas e liberdade de escolha devem marcar envelhecimento no Brasil

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre envelhecimento no Brasil.

Os estereótipos de idosos que preferem ficar em casa, fazendo tricô, assistindo à televisão ou vendo filmes estão sendo substituídos por uma nova realidade. Cada vez mais, essas pessoas optam por estilos de vida ativos e sociais: vão a festas, dançam, cantam, praticam esportes, saem para se divertir e viajam com amigos.

Essa pluralidade de experiências se torna ainda mais relevante no cenário de um Brasil que está envelhecendo rapidamente. Em 2023, a população com 60 anos ou mais já representava 15,6% dos brasileiros, e as projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que, até 2070, esse número deve saltar para 37,8%.

CONFIRA DICAS PARA ENVELHECER COM QUALIDADE E AUTONOMIA

Alimentação

Pesquisas apontam uma associação do consumo de alguns tipos de alimentos (como ultraprocessados) com o maior aparecimento de doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes e hipertensão, além de câncer. Evitar esses alimentos e aumentar o consumo de alimentos naturais como frutas e verduras reduz em até 10% o risco de desenvolver vários tipos de câncer e pode reduzir em até 23% o risco de demência.

Hábitos

Evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco e praticar atividade física reduzem os riscos de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, e melhoram a longevidade. Como a obesidade é um fator de risco também para Alzheimer, os cientistas afirmam que a redução do peso pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver doença degenerativa.

Cabeça

Manter-se cognitivamente ativo e aprender coisas novas ajudam a estimular a atividade cerebral e reduzir o risco de demência. Pesquisas já encontraram a baixa escolaridade como um fator de risco para demência, então obter uma educação escolar completa pode ser um fator preventivo.

Autonomia

Preserve suas vontades e preferências, mesmo que dependa de ajuda. Envelhecer com autonomia é fundamental para manter a autoestima.

Conexões sociais

Não deixe de socializar. A solidão é um dos grandes desafios da velhice. Mantenha laços com amigos e familiares, e participe de atividades em grupo.

Segundo especialistas, o que também falta para os mais velhos é o diálogo. Muitos idosos reclamam de se sentirem invisíveis e sozinhos. Primeiro porque seus amigos e familiares já faleceram e, segundo, porque os jovens estão sempre distraídos nos celulares.

Patricia Larentis

Recent Posts

Espetáculo ‘1, 2, 3 – Uno Duo’ abre a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

Uma noite de celebração à arte e à memória marca a abertura da 8ª Mostra Bento-gonçalvense…

7 horas ago

‘Coro Canta: Brasilidades’ abre a nova temporada do Coro Municipal de Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul apresenta a abertura da temporada 2025…

8 horas ago

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

12 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

13 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

1 dia ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

1 dia ago