Viva com Saúde

Viva com Saúde – 03/08/2024 – Atividade física para crianças e adolescentes

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre como escolher a melhor atividade física para crianças e adolescentes.

Não é novidade que a prática regular de atividade física contribui para a prevenção de uma série de doenças crônicas não transmissíveis, entre elas diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, além de reduzir o risco de eventos cardiovasculares, como infarto. Movimentar-se também é essencial para a prevenção de sobrepeso e obesidade, um problema cada vez mais comum entre crianças e adolescentes no mundo todo.

Em 2018, a OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou o plano global Let’s be active (Vamos ser ativos) para estimular a prática de exercícios e reduzir a prevalência do sedentarismo entre adolescentes e adultos em 10% até 2025 e em 15% até 2030.

Em relação à obesidade infantil, o Ministério da Saúde aponta que 12,9% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária dos 12 aos 17 anos.

Mas escolher a melhor atividade física para os filhos nem sempre é uma tarefa simples. Muitos pais ficam em dúvida sobre qual exercício é o mais recomendado para a criança e, às vezes, acabam impondo a prática de esportes que eles gostam, sem levar em consideração o gosto dos pequenos.

A melhor atividade física para a criança é aquela de que ela gosta. Para que isso aconteça, a criança precisa ter contato com o máximo de opções possíveis.

As meninas, por exemplo, devem ser incentivadas desde pequenas a praticar atividades físicas terrestres para melhorar o ganho de massa óssea e, com isso, evitar osteoporose na idade adulta. Isso porque elas terão uma vida hormonal mais curta que a dos meninos. Pode ser dança, algum esporte de quadra ou o que quiser. Isso é necessário porque existe um ganho de massa óssea proporcional à atividade que a criança fizer.

Outro fator importante para atividades físicas e esportivas em crianças e adolescentes é a prevenção de lesões. Estatisticamente, a ginástica artística, o atletismo e as lutas marciais são as modalidades com maior número de lesões, segundo Montenegro. Machucados também são frequentes em esportes com maior impacto ou contato físico, caso de futebol, boxe, handebol e basquete.

A principal recomendação para evitar lesões é fazer o aquecimento muscular por pelo menos dez minutos antes do início das atividades esportivas, assim como o alongamento.

Outra dúvida comum dos pais é sobre a prática de musculação. Segundo especialistas, adolescentes podem fazer esses exercícios, mas sempre com supervisão de um profissional de educação física, após a realização de alongamento e, preferencialmente, apenas com o peso do corpo.

Patricia Larentis

Recent Posts

Jogos Coloniais movimentam Bento Gonçalves neste domingo (27)

Bento Gonçalves será palco da etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho. O evento…

16 minutos ago

Viva com Saúde – 26/04/2025 – Tratamento para o câncer de pele

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o tratamento para o câncer de…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 26 de abril

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à HipertensãoA santa do dia é…

4 horas ago

Roberto Carlos apresenta a turnê “Eu Ofereço Flores” neste sábado em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

20 horas ago

Sarau artístico ‘O Tempo Ainda Sopra’ celebra Érico Veríssimo em Bento Gonçalves

A Biblioteca Pública Castro Alves de Bento Gonçalves promove o Sarau Artístico-Cultural “O Tempo Ainda…

21 horas ago

Projeto Soul Duetos prepara circuito pela Serra Gaúcha

Menos de um mês após o encerramento da 4ª edição do Caxias Soul Duetos, a…

22 horas ago