Turismo é vida!

Vindima 2020 e os impactos do Covid-19

A safra do ano de 2020 foi quase que inacreditável diante dos olhos dos produtores de vinhos finos da Serra Gaúcha. Ao mesmo tempo em que, para algumas culturas de alimentos o período de seca tenha sido devastador, para os vinhos finos, o rendimento é reduzido, mas a qualidade dos vinhos resultantes será espetacular.

Neste ano, comemora-se uma safra histórica, talvez, a melhor em pelo menos 20 anos. A maturação fenólica das uvas foi excelente, resultando em frutos com capacidade de proverem vinhos com elevada graduação alcóolica, macios, com aromas agradáveis ao paladar. As noites frescas fizeram com que a acidez se mantivesse, gerando produtos que tenham capacidade de apresentarem um equilíbrio entre dulçor, acidez, álcool, taninos e concentração de fruta. Com tais características, um vinho espetacular!

Porém no auge da vindima, a Serra Gaúcha foi comunicada da disseminação do Coronavírus (COVID-19), no mundo. Logo não demorou para que o setor fosse atingido pelo impacto. O enoturismo já sofreu mudanças drásticas, as vinícolas não estão recebendo turistas para degustações, experiências e visitas guiadas. Enquanto eventos internacionais como a Vinitaly (Itália), Prowein (Alemanha) e a London Wine Fair (Inglaterra) foram adiadas, a Wine South America, que acontece em setembro em Bento Gonçalves, ainda permanece confirmada, mas não sem que os efeitos da pandemia respingassem sob o setor.

Eventos, passeios, feiras que movimentam a região com turistas ávidos para conhecer a cultura da uva e participar do processo de produção e degustação dos vinhos, foram cancelados, pelo período de pelo menos trinta dias. Hotéis viram seus hóspedes sair sem a certeza de quando poderão fazer novas reservas. Restaurantes atendem apenas por delivery.

Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS) suspendeu os cursos presenciais em vinícolas e lojas de vinhos da Serra Gaúcha e Porto Alegre, porém a missão de promover experiências, por meio do conhecimento, que mudem vidas para melhor, se faz presente também nesses dias difíceis.

Seguindo o exemplo dos italianos, aderiram ao #MovimentoBellaCiao e disponibilizaram palestras online gratuitas (segundas, quartas e sextas), desde o dia 18 de março, que são realizadas por professores e convidados, para estudantes, enófilos e amantes do mundo de Baco. Uma bela iniciativa em tempos de isolamento social.

Resta agora esperar para ver como será a retomada do setor dos vinhos, quando toda essa onda de incertezas passar.

  • Artigo produzido pela sommelier Patrícia Binz

Fonte: Adri Silva Agência de conteúdo / Foto: Reprodução Internet / Ibravin

Sani Chiavenato

Recent Posts

Roberto Carlos apresenta em Bento Gonçalves a turnê “Eu Ofereço Flores”

Bento Gonçalves será palco de um momento histórico em 2025, quando Roberto Carlos se apresenta…

10 horas ago

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Bento Gonçalves

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura…

11 horas ago

Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2025

Oficinas, espetáculos e encontros gratuitos ocorrem de 25 de abril a 4 de maio. A…

12 horas ago

Papa Francisco morre aos 88 anos

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, anunciou o Vaticano. O pontífice…

13 horas ago

Cia de Teatro Garagem circula por Lajeado, Estrela e Santa Tereza

A Cia Garagem de Teatro e a Benov Produções vão levar o espetáculo “Oh de…

14 horas ago

Bento Gonçalves será palco da etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho

O evento acontece no próximo domingo, dia 27 de abril, das 9h às 16h, no…

14 horas ago