Turismo é vida!

Instituto lança relatório sobre condições das praias catarinenses

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) publicou, na última quinta-feira (8), o primeiro Relatório Anual de Balneabilidade das Praias Catarinenses em 45 anos. Com 122 páginas, a edição do documento digital contempla o período de novembro de 2021 a março de 2022.

O anuário foi idealizado pela Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA com o objetivo de informar à população e às autoridades governamentais a respeito da qualidade das águas do litoral catarinense.

“Trata-se de um importante instrumento de consulta e mais um serviço de excelência que o Instituto disponibiliza para a população catarinense. Somos o segundo estado do país com o melhor monitoramento de balneabilidade, o que traduz o esforço, a competência e a confiabilidade no trabalho de toda a equipe técnica do IMA”, diz o presidente da entidade, Daniel Vinicius Netto.

Saneamento
As informações apresentadas no relatório têm como objetivo auxiliar os gestores municipais na área de saneamento básico, na tomada de decisões sustentáveis e em relação à necessidade de se investir em ações voltadas ao esgotamento sanitário, sejam elas estruturais, preventivas seja corretivas, reforça o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Fábio Castagna da Silva.

“A balneabilidade está diretamente relacionada com as condições sanitárias dos municípios, que chegam a ter sua população dobrada durante os meses de alta temporada de verão, sobrecarregando muitas vezes os sistemas de coleta e tratamento de esgoto, o que impacta diretamente nas condições da água para os banhistas”, complementa.

Os resultados do ranking foram organizados em 27 situações, sendo a primeira posição ocupada pelas localidades que registraram condição de propriedade em 100% do tempo e a 27ª posição pelas localidades que não apresentaram condições de propriedade, ou seja, que permaneceram impróprias em 100% do tempo.

O Relatório Anual de Balneabilidade 2021-2022 está disponível no site do IMA.

Sobre o relatório
O Programa Estadual de Monitoramento da Balneabilidade das Praias começou em 1976, quando a então Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) realizou a coleta e a análise de amostras de água de 65 localidades dos municípios de Florianópolis e Balneário Camboriú.

Com o passar dos anos, o programa foi se expandindo e, 45 anos após a primeira campanha, são monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA),  237 pontos ao longo de toda a costa catarinense.

O monitoramento segue a recomendação da Resolução Conama 274/2000, que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade.

Os resultados são disponibilizados imediatamente na página eletrônica do IMA, atualizada semanalmente durante a temporada de verão e mensalmente na baixa temporada, em placas informativas e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros.

Fonte: CanalSC

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

9 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

10 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

11 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

11 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

12 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

15 horas ago