Mundo Pet

14 de março é o Dia Mundial dos Animais: entenda tudo sobre a data

Você já ouviu falar do Dia Mundial dos Animais? Esta é uma data muito importante para a defesa dos bichinhos, já que funciona como um alerta para a necessidade de preservação de todas as espécies e do meio ambiente.

É um dia para relembrar os direitos dos animais selvagens e domésticos. Afinal, quer coisa melhor do que celebrar os amigos peludos que presenteiam os dias com muito carinho e amizade?

Pensando nisso, preparamos este conteúdo especial. Vamos te explicar tudo sobre a origem do Dia dos Animais, a importância da data para a Ecologia, o que você pode fazer para contribuir com a preservação dos bichinhos e como denunciar casos de maus-tratos. Continue lendo!

Como o Dia Mundial dos Animais surgiu?
A história do Dia Mundial dos Animais começa oficialmente em 8 de maio de 1931, em Florença, na Itália. Neste dia, órgãos de proteção aos animais se reuniram no International Protection Congress e definiram uma data específica para celebrar anualmente os direitos dos bichinhos.

A data escolhida foi 4 de outubro, que também é o dia oficial de São Francisco de Assis. Na tradição cristã, o santo é considerado padroeiro dos animais e da natureza. Por isso, a decisão por essa data é ainda mais significativa para as pessoas que seguem a religião cristã.

A criação do 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, atendeu a um pedido do escritor e ativista alemão Heinrich Zimmermann. Ele foi o idealizador da celebração, ocorrida em 1925, em Berlim, na Alemanha.

Dia dos Animais de Estimação
Você sabia que também celebramos o Dia dos Animais de Estimação no Brasil? Esta data comemorativa nacional acontece todos os anos em 14 de março e tem o objetivo de estimular a conscientização das pessoas a respeito dos cuidados e das responsabilidades dos tutores, além de incentivar a prática da adoção.

Afinal, não é nada fácil cuidar de um bichinho doméstico, silvestre ou exótico no dia a dia. Por isso, é importante que a população esteja ciente de todas as responsabilidades que envolvem ter um animal de estimação, diminuindo os casos de abandono e maus-tratos no país.

Declaração dos Direitos dos Animais
O Dia Mundial dos Animais passou a tomar maiores proporções e atenção internacional a partir de 1978. Neste ano, foi publicada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Criado pela Unesco, o documento determina que os seres humanos têm o dever de proteger e respeitar os animais. Ele conta com 14 artigos que reforçam o entendimento de que todos os bichinhos têm direito a viver em condições próprias para a espécie.

Como ajudar a preservar a vida animal?
A preocupação com a vida animal e a natureza atravessa os séculos. Assim, o Dia Mundial do Animal gera reflexões sobre a importância de dar continuidade a esse trabalho. Para isso, destacamos algumas ações simples e viáveis a seguir. Inclua pelo menos uma no seu dia a dia:

  • Prefira adotar um pet em vez de comprá-lo;
  • Ao fazer a adoção, tenha atitude responsável;
  • Evite colaborar com setores que maltratem animais (circos que incluem bichinhos nos espetáculos, por exemplo);
  • Evite usar produtos testados em animais;
  • Não use roupas feitas com pele ou pelos de animais;
  • Seja voluntário em um órgão que se dedique a proteger animais ou o meio ambiente.

Como denunciar maus-tratos aos animais
A importância de ações de conscientização, como o Dia Internacional dos Animais, é ainda maior quando são divulgados dados alarmantes de violência contra animais. De acordo com dados da Agência Brasília, infelizmente, esse crime é o segundo maior registrado no Disque Denúncia da Polícia Civil.

Maltratar animais é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605). Além disso, em setembro de 2020, aumentou-se a pena para quem praticar atos violentos contra animais. A reclusão passa a ser de dois a cinco anos, com multa e proibição de guarda.

Alguns exemplos de maus-tratos incluem abandonar animais domésticos nas ruas, envenenar, mutilar, ferir, capturar espécies silvestres, forçar os bichinhos ao cansaço extremo, não dar comida e água diariamente e não protegê-los do sol, do frio ou da chuva.

Então, se você presenciar uma situação que coloque um animal em risco, denuncie. Você pode se dirigir a uma delegacia ou fazer a denúncia por telefone, ligando para a Polícia Militar (190). Se as vítimas forem animais silvestres e espécies exóticas, o Ibama (0800 061 8080) deve ser acionado.

Agora, você já sabe tudo sobre o Dia Mundial dos Animais e entende como as pequenas ações podem contribuir para a preservação das espécies. Lembre-se que o primeiro passo é feito em casa, proporcionando as melhores condições de vida para os pets.

Fonte: petz.com.br

Patricia Larentis

Recent Posts

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

17 horas ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

18 horas ago

Rua coberta de Bento Gonçalves recebe a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

A dança toma conta do coração de Bento Gonçalves no próximo sábado, dia 26 de…

19 horas ago

Roda de Leitura Especial, em Gramado, celebra os 120 anos de Érico Veríssimo

Entre os dias 20 e 26 de abril, será celebrada a Semana Estadual das Bibliotecas…

19 horas ago

Vocal Sem Batuta comemora 30 anos com espetáculo em Caxias do Sul

O grupo apresenta 12 canções que marcaram a cena musical brasileira, no dia 27 de…

20 horas ago

Viva com Saúde – 22/04/2025 – Cáries em adultos

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre as consequências das cáries em adultos.…

23 horas ago