Curiosidades

Você já descobriu para que serve a parte azul da borracha?

Você já pegou sua borracha e se perguntou para que serve aquela parte azul misteriosa na extremidade? Ao longo dos anos, muitas pessoas acreditaram que essa parte da borracha é destinada a apagar caneta. No entanto, essa crença comum é na verdade um mito!

A verdadeira função da parte azul da borracha é algo bem diferente e pode surpreender até mesmo aqueles que se consideram especialistas em material de escritório. Vamos explorar esse pequeno enigma e descobrir qual é o verdadeiro propósito desse pedaço de borracha que tantos de nós temos em nossas mesas de estudo.

Embora a borracha azul não apague tinta de caneta como pensávamos na infância, ela possui outras funcionalidades incríveis. Descubra aqui 4 utilidades surpreendentes da parte azul das nossas borrachas:

Apagar marcas de lápis em madeira
Aqueles que trabalham com madeira sabem que a borracha azul tem sua utilidade. Ela é capaz de apagar traços de lápis em tábuas ou madeira crua, graças às partículas de pedra-pomes presentes em sua composição.

Remover marcas de lápis em paredes
Profissionais como pedreiros e pintores também tiram proveito da borracha azul. Eles a utilizam para apagar medidas e outros marcadores em paredes, devido à sua composição granulada, eficaz em superfícies de concreto ou gesso.

Eliminar marcas de lápis em papel de parede
Pintores e decoradores recorrem à borracha azul para remover dimensões ou medidas feitas com lápis em papel de parede. Contudo, é preciso ter cautela para não pressionar demais, já que a parte azul é áspera e pode danificar o material.

Apagar lápis de cera em papelão
Artistas que trabalham com artes plásticas e diversos materiais encontram na borracha azul uma excelente opção para apagar lápis de cera sem danificar o papelão. Além disso, ela remove vestígios de graxa de lápis e outros giz de cera, preservando a superfície.

Por que, então, essa parte da borracha continua sendo vendida para crianças em idade escolar se não é tão útil para elas?
A explicação é simples: os consumidores têm um apego emocional a ela. Um estudo conduzido pela marca de material escolar Maped da Haute Savoie mostrou que os pais priorizam a compra dessa borracha por ser um símbolo da época de escola e uma lembrança da própria infância. Contudo, se você precisa apenas de uma borracha comum para uso diário, é mais econômico optar por uma versão básica e evitar o desperdício. Esta abordagem prática pode poupar dinheiro e ainda manter a eficácia no apagamento, respeitando a tradição sem ceder a convenções desnecessárias.

Fonte: Informe Brasil

 

Patricia Larentis

Recent Posts

Caxias do Sul baila ‘cumbia’ em edição do baile Ay Amor

A cumbia, ritmo disseminado por diversos países da América Latina, vem ganhando cada vez mais…

5 horas ago

Artistas de Bento Gonçalves cobram transparência na liberação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc

Produtores culturais e artistas de Bento Gonçalves divulgaram, na sexta-feira (25), uma nota cobrando transparência…

7 horas ago

Documentário rodado na Amazônia será exibido no Festival de Cinema Brasileiro de Paris

Tem filme gaúcho na principal vitrine do setor audiovisual nacional na Europa: o Festival de Cinema…

7 horas ago

Pianista gaúcho representa o Brasil no Dia Internacional do Jazz, em Nova Orleans

Primeiro pianista brasileiro (e gaúcho) a se apresentar no New Orleans Jazz Museum, Luciano Leães está dando…

7 horas ago

Proarte de Carlos Barbosa realiza audiência pública sobre a Lei Aldir Blanc

A Fundação de Cultura e Arte – Proarte de Carlos Barbosa convida a comunidade artística…

7 horas ago

Bento Gonçalves sedia o 1º Rodeio Campeiro, Festival Artístico e Cultural

Na próxima quinta-feira, dia 1º de maio tem início a programação do 1º Rodeio Campeiro,…

7 horas ago