Curiosidades

Tomate perdido por astronauta da NASA é encontrado após 8 meses

Um mistério espacial inusitado acaba de chegar ao fim. Um tomate produzido em um experimento na Estação Espacial Internacional (ISS) desapareceu há oito meses, e o astronauta Francisco “Frank” Rubio, da NASA, era o principal suspeito de ter devorado a fruta. Agora, o caso foi resolvido: os tripulantes da ISS encontraram o que restou do tomate.

Astronauta Frank Rubio com a pequena plantação de tomates na Estação Espacial Internacional em foto de outubro de 2022
Koichi Wakata/Japan Aerospace Exploration Agency

Rubio voltou para a Terra em setembro após passar 371 dias no espaço, quebrando o recorde estadia mais longa em órbita para um astronauta norte-americano. Em uma entrevista após seu retorno, Rubio lamentou a perda do tomate produzido durante um experimento de cultivo na ISS, desenhado para ajudar os cientistas a saberem mais sobre como manter a alimentação de astronautas durante missões longas.

O tomate era da variedade Red Robin e media apenas 2,5 cm de diâmetro. Ele foi colhido em março durante o experimento Veg-05, e cada astronauta na estação recebeu pacotes com amostras dos frutos — menos Rubio, porque o dele flutuou para longe antes que pudesse experimentá-lo. “Estava confiante de que o selei onde deveria, mas quando voltei, ele tinha desaparecido”, explicou ele a repórteres.

Felizmente, o mistério foi resolvido. “Nosso bom amigo Frank Rubio, que [já] voltou para casa, foi culpado por um tempo por ter comido o tomate”, brincou Jasmin Moghbeli, astronauta da NASA que está na ISS no momento. “Mas podemos exonerá-lo, encontramos o tomate”. Ela não detalhou onde o tomate foi encontrado ou qual era seu estado.

Como a umidade na estação é bem baixa, o tomate provavelmente se desidratou e ficou irreconhecível. Desaparecimentos à parte, Rubio declarou durante uma entrevista à NASA neste ano que estudar o crescimento do tomate foi um dos seus projetos científicos favoritos na ISS. “Eu amo trabalhar com aquela pequena planta e vê-la crescer e se desenvolver”, disse.

Fonte: The Guardian

Redação Leouve

Recent Posts

Espetáculo ‘1, 2, 3 – Uno Duo’ abre a 8ª Mostra Bento-gonçalvense de Dança

Uma noite de celebração à arte e à memória marca a abertura da 8ª Mostra Bento-gonçalvense…

8 horas ago

‘Coro Canta: Brasilidades’ abre a nova temporada do Coro Municipal de Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul apresenta a abertura da temporada 2025…

9 horas ago

Viva com Saúde – 23/04/2025 – O que é compulsão alimentar?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre compulsão alimentar. Compulsão alimentar é um…

13 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 23 de abril

Hoje é o Dia Mundial do LivroO santo do dia é São Jorge. A lua…

13 horas ago

20ª Fenavinho abre inscrições para o Desfile Cultural

Uma das mais fortes expressões das origens do município de Bento Gonçalves passeará orgulhosa pela…

1 dia ago

Orquestra itinerante uruguaia ‘La Ventolera’ faz show gratuito em Farroupilha

A orquestra itinerante uruguaia La Ventolera se apresenta em Farroupilha na próxima sexta-feira, dia 25 de abril. O show…

1 dia ago